quarta-feira, 18 de outubro de 2017

"Nova Era" do socialismo chinês - Partido Comunista da China abre o 19º Congresso Nacional

18/10/2017, Xinhua, Pequim, Li Zhihui, Zhang Zhengfu e Wang Cong, com colaboração de Zuo Wei and Liu Jie










PEQUIM, 18/10 (Xinhua) – O Partido Comunista da China divulgou o "Pensamento sobre Socialismo com Características Chinesas para uma Nova Era" como o mais recente passo na jornada para construir um "grande país socialista moderno", na abertura de seu 19º Congresso Nacional, nessa 4ª-feira.

Falando à sessão inaugural, Xi Jinping delineou uma abordagem em dois passos para se tornar um grande país socialista moderno, depois que a construção de uma sociedade moderadamente próspera em todos os sentidos estiver completada, à altura de 2020.

Comemorando as conquistas de reforma, abertura e modernização socialista ao longo dos últimos cinco anos, Xi disse que o socialismo com características chinesas ultrapassara o umbral para uma nova era. "Estamos numa nova circunstância histórica no desenvolvimento da China."

Segundo Xi, a modernização socialista será feita, basicamente, entre 2020 e 2035. De 2035 até meados do século, a China se tornará um grande país socialista, que é próspero, forte, democrático, culturalmente avançado, harmonioso e belo.

Àquela altura, a China será um dos líderes globais em termos compostos de força nacional e influência internacional. Já teremos alcançado basicamente a prosperidade para todos – disse Xi aos cerca de 2.300 delegados que participam da mais importante reunião politica do país em cinco anos.

Essa meta ultrapassa os planos anteriores do Partido de "realizar basicamente a modernização" até meados do século 21. Também fixa objetivo mais alto para a modernização da China em termos de desenvolvimento material, político, cultural e ético, social e ecológico.

A abordagem em dois passos é importante componente do novo Pensamento, um guia de longo prazo para a ação.

O Pensamento elabora sobre e enriquece ainda mais o Marxismo-Leninismo, o Pensamento de Mao Zedong, a Teoria de Deng Xiaoping, a Teoria dos Três Representantes e a Visão Científica sobre Desenvolvimento. É a mais recente conquista na adaptação do Marxismo ao contexto chinês – disse Xi.

Imagem: Xi Jinping fala ao 19º Congresso Nacional do Partido Comunista da China em nome do 18º Comitê Central do PCC no Grande Salão do Povo em Pequim, capital da China, dia 18/10/2017. O PCC abriu o 19º Congresso Nacional no Grande Salão do Povo, na manhã dessa 4ª-feira (Foto Xinhua/Ju Peng).

Xi listou 14 pontos que servem de base ao desenvolvimento do socialismo com características chinesas na nova era.

A principal contradição que a sociedade chinesa enfrenta é a contradição entre desenvolvimento desequilibrado e inadequado e as sempre crescentes necessidades do povo para terem vida melhor – disse Xi.

O desejo do povo de viver vida melhor é cada vez mais amplo e profundo. Não apenas as necessidades materiais e culturais crescem, mas também estão crescendo as demandas por democracia, respeito à lei, igualdade e justiça, segurança e por melhor meio ambiente – disse Xi.

O relatório delineia o que será o desenvolvimento para uma economia modernizada e democracia socialista, maior confiança cultural e maior bem-estar social.

Xi conclamou os 89 milhões de membros do Partido a tomar como seu objetivo "as aspirações do povo por viver vida melhor".

O PCC é a mais alta força para a liderança política – disse Xi, que destacou a estrita governança e o aprimoramento da habilidade do Partido para governar e liderar. Já tendo conseguido importante momentum em sua luta contra a corrupção, o Partido está determinado a garantir "vitória avassaladora" sobre essa que é "a maior ameaça" contra o Partido.

O Congresso, realizado no Grande Salão do Povo no centro de Pequim e presidido por Li Keqiang, decidirá sobre uma emenda ao Estatuto do PCC. Os delegados elegerão um novo Comitê Central do PCC e uma nova Comissão Central do PCC para Inspeção de Disciplina.

Estabelecido em 1921, o PCC fundou a República Popular da China em 1949 e em 1978 iniciou uma reforma e uma abertura.

Nos últimos cinco anos, o PIB da China passou, de 54 trilhões de yuan (8,2 trilhões de EUA-dólares), para 80 trilhões de yuan, contribuindo em mais de 30% para o crescimento da economia global. Mais de 60 milhões de pessoas puderam deixar a situação de pobreza. Mais de 1.500 medidas de reforma fixaram os parâmetros gerais para reformar os grandes campos, e o país está construindo Forças Armadas de classe mundial.

O país entrou numa era de maior força nacional compósita a partir do fim da Guerra do Ópio de 1840, que lançou a China na escuridão das agitações internas e da agressão estrangeira.

A nação chinesa ergueu-se, enriqueceu, tornou-se forte e agora está diante das possibilidades brilhantes do rejuvenescimento – disse Xi. – "O socialismo científico está cheio de vitalidade na China do século 21."

Imagem: Visão geral do Grande Salão do Povo em Pequim, dia 18/10/2017, na inauguração do 19º Congresso Nacional do PCC, na manhã da 4ª-feira (Foto Xinhua/Li Tao).

O socialismo científico na China também mostra a outros países em desenvolvimento a via a seguir para a modernização, e oferece a sabedoria manifesta na abordagem pela via chinesa, para resolver os problemas que a humanidade enfrenta – disse Xi.

Xi disse que, apesar disso, a China ainda está e aí permanecerá ainda por muito tempo no estágio inicial do socialismo. O status da China, de maior país em desenvolvimento do mundo, não mudou. 

"Alcançar nosso rejuvenescimento nacional não será como um passeio no parque" – disse Xi. – "Para chegarmos lá será preciso mais que bater tambores e soar gongos."

Xi reafirmou o compromisso da China com a construção de uma comunidade com futuro partilhado para toda a humanidade. "Não importa a que estágio de desenvolvimento chegue, a China jamais buscará a hegemonia nem se engajará em expandir-se".

"Foi fala muito poderosa, relatório muito forte, em tom de muita determinação" – disse Holly Snape, editor da versão em inglês da fala de Xi. – "É mensagem clara sobre como a China planeja caminhar adiante, e como a China será a primeira a promover o desenvolvimento de todo o mundo."

A fala de Xi oferece nova alternativa ao resto do mundo para que acelerem o desenvolvimento – disse Robert Lawrence Kuhn, presidente da Fundação Kuhn, ONG norte-americana que promove os laços entre EUA e China.

Wang Xianghong, delegado ao Congresso pela província Jiangsu do leste da China, disse que o sonho de construir um país socialista moderno com certeza se realizará, "desde que todos nos unamos em torno do Comitê Central do PCC com o camarada Xi Jinping no núcleo do Partido".*****

3 comentários:

Anônimo disse...

Será que no Brasil um sistema socialista baseado no chinês funcionaria?

Carlos Nova disse...

O socialismo é o caminho, trata-se de um sistema que busca acabar com as desigualdades, é a salvação da humanidade.

Luã Reis disse...

Vem século chinês! Chega do supremacismo americano no mundo com suas guerras sem fim, que só conduzirá o mundo rumo a catástrofe.