sábado, 30 de setembro de 2017

Pepe Escobar sobre a Situação na Catalunha: "No pasarán!"

30/9/2017, 13h, Pepe Escobar (pelo Facebook)











O repelente nano-Franco, primeiro-ministro espanhol Rajoy, defendeu a repressão que ele ordenou contra o referendum na Catalunha, evocando "o que diz a nossa lei". Ah, sim, lá isso é: é a lei deles, claro.

Dito do modo mais conciso possível: o âmago da questão são os artigos 116 e 155 de uma Constituição realmente atrasada, uma porcaria, da Espanha; o primeiro fala de como funcionam os estados de alarme, exceção e sítio na Espanha; o outro é aplicado para "compelir a [comunidade autônoma] a cumprir (...) obrigações, de modo a proteger os (...) interesses gerais".

Ora, essas "obrigações" e esses "interesses gerais" são definidos por – e quem poderia ser? – Madrid e só Madrid. A Corte Constitucional é piada – não dão nenhuma importância ao princípio da separação dos poderes. A Corte mantém um bando de mafiosos/charlatães legais a serviço dos dois partidos do establishment, os ditos "socialistas" do PSOE e os direitistas medievais do PP.

Lembram-se do fracassado golpe de 23/2/1981 – quando houve uma tentativa de empurrar a Espanha de volta para a longa noite escura do franquismo? Eu estava lá, com Kyra, então grávida de nosso filho Nick, numa livraria das Ramblas, quando tivemos de correr de volta à casa da avó de Kyra para nos proteger (fez-me lembrar dos golpes na América Latina nos anos 60s e 70s). E desde o golpe, o que passa por "justiça" na Espanha é uma lacaia desses dois partidos políticos.

Essa corte obscena na verdade já SUSPENDEU a lei catalã do referendum, sob o argumento de que violaria a Constituição medieval. 

Trata-se de uma amaldiçoada colusão, que a maioria do povo catalão vê com clareza cristalina. Madrid obra hoje um golpe – outra vez contra o governo catalão e, claro, contra a democracia.

Não surpreende que o imortal mantra da guerra civil esteja de volta: "¡No pasarán!"  Não passarão! *****


Um comentário:

Anônimo disse...

Hello Pepe! Apreciei muito tuas notícias catalanes, an incredible situation to say the least! Apesar de ser a little beyond me, ando lendo LIQUID MODERNITY by Sygmund Baumann (errei na escrita?), saying to myself, over and over again: oh so that's it, that's the reason this is happening everywhere, all over the world. Pleased to have followed Kyra's suggestion to plug in to your blog, as always most informative, te mando um abraço e até mais, Maureen