Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu
Depois da derrubada de um jato russo em Latakia, norte da Síria, o presidente da Turquia Erdoğan insistia que não havia terroristas na área que os russos atacavam. Só havia ali, só, exclusivamente, "turcomenos". Hoje, mais um ataque russo na mesma área atingiu posições de combate desses supostos "turcomenos", mas as notícias sobre as baixas não combinam bem com versão "turcomena" de Erdoğan:
Desmentindo o que dizem os russos, que seu avião combatia em missão antiterroristas contra jihadistas do Estado Islâmico do Iraque e Levante (ISIL)no norte da Síria, Erdoğan disse "Que ninguém se engane e faça papel de tolo. Não há elementos terroristas na região Bayırbucak onde vivem os turcomenos.”
Erdoğan também atacou os que criticam a ajuda ostensiva que seu governo dá aos turcomenos.
“Sabem o famoso golpe da traição dos caminhões MİT que aconteceu logo depois da tentativa de golpe de Estado de 17-25 de dezembro, não sabem? Há alguns que ainda criam manchetes para seus jornais, sem a menor vergonha. Aqueles caminhões estavam levando ajuda humanitária aos nossos turcomenos de Bayırbucak. Alguns estão dizendo, "o primeiro-ministro Erdoğan dizia que não havia armas dentro daqueles caminhões." O que estamos dizendo é que "Transportamos ajuda humanitária nos caminhões." E ajuda humanitária, e para quem? Para nossos irmãos maltratados e oprimidos turcomenos de Bayırbucak. Isso é o que estamos fazendo" – disse Erdoğan no dia 24/11.
É. Erdoğan diz que são simples turcomenos. E afinal admitiu que lhes mandava armas.
Mas os "turcomenos" de que fala Erdoğan não são os 100 mil turcomenos étnicos que há um século viveram naquela área. O "turcomeno" que assassinou o piloto russo que descia de paraquedas naquela área era nacionalista turco radical que pertence à organização fascista "Lobo Cinzento" [ing. Grey Wolf].
Hoje, aviões russos executaram ataques extensivos em toda a área onde lutam os "turcomenos" contra o exército sírio que já se aproxima:
As Forças Aeroespaciais Russas destruíram uma fortaleza terrorista na província síria de Latakia, localizada numa colina de alto valor estratégico.
"Foi destruída uma grande fortaleza de militantes localizada numa colina taticamente importante, perto da vila de Kessab na província de Latakia."
Os ataques aconteceram em apoio a um ataque do Exército Árabe Sírio, ao norte de Arafit (mapa). Hoje a tarde foram noticiadas e pranteadas vários insurgentes anti-Síria mortos e feridos nessa ação. Eis alguns exemplos:
Hassan Ridha @sayed_ridha: "Xeique Muhseni de #Jaish_Fateh foi ferido em ataque de avião russo no nordeste no interior de #Latakia"
#Jaish_Fateh's Sh. Muhseni was wounded by an #RuAF airstrike in NE #Latakia countryside pic.twitter.com/nSgmLPE78R— Hassan Ridha (@sayed_ridha) December 4, 2015
O ferimento do Xeique foi confirmado:
Sexta-feira, mais cedo, ativistas disseram que um ataque da Força Aérea Russa no dia anterior feriu um alto comandante do ramo da al-Qaeda na Síria, um pregador da Arábia Saudita; mas os ferimentos são leves e o Xeique não corre risco de morte.
O Observatório e o ativista baseado na Síria, Bebars al-Talawy, disseram que o Xeique Abdullah al-Mheisny foi ferido na província norte-ocidental de Latakia.
Cidadão saudita, al-Mheisny lutava há meses no norte da Síria, servindo simultaneamente como pregador religioso e combatente militar do ramo da al-Qaeda aqui conhecido como Frente Nusra.
Ativistas publicaram nas mídias sociais, na 6ª-feira, uma foto de al-Mheisny, em que aparece com a cabeça enfaixada.
Quer dizer: esse "turcomeno" em Latakia era um clérigo saudita que combatia nas fileiras da al-Qaeda.
Peto Lucem @PetoLucem: "Surgem notícias de que o líder terrorista Muslim Shishani foi eliminado pelo Exército Árabe Sírio no #Governorado de Latakia. #Syria ."
Reports emerge claiming terrorist leader Muslim Shishani was eliminated by #SAA in #Latakia Governorate. #Syria . pic.twitter.com/t1LBTFm1lA
— Peto Lucem (@PetoLucem) December 4, 2015
Esse "turcomeno" viera da Chechenia, mas sua morte não foi confirmada.
Hassan Ridha @sayed_ridha: "Foto de Muslim Al-Shar'i, comandante de Ansar Al-Sham morto pelo Exército Árabe Sírio perto de Arafit no interior de #Latakia"
Pic of Muslim Al-Shar'i, commander in Ansar Al-Sham killed by #SAA near Arafit #Latakia countryside pic.twitter.com/m6OQ22GREw
— Hassan Ridha (@sayed_ridha) December 4, 2015
Não se sabe de onde veio Al-Shar'i, mas Ansar Al-Sham é organização terrorista fundada pelo pessoal da al-Qaeda. NUNCA FOI clube de danças e folclore "turcomenos".
Hassan Ridha @sayed_ridha: "Muslim Al-Shar'i foi morto em confrontos com o Exército Árabe Sírio no interior de #Latakia
Muslim Al-Shishani, comandante de Jund Al-Sham NÃO FOI MORTO."
Muslim Al-Shar'i was killed in clashes with #SAA in #Latakia countryside
Muslim Al-Shishani, commander of Jund Al-Sham was NOT killed
— Hassan Ridha (@sayed_ridha) December 4, 2015
Beware The Tiger @Souria4Syrians: "Terrorista checheno e braço direito de Abu Muslim Shishani, Haneef Al Karabdini foi morto pelo Exército Árabe Sírio"
Chechen terrorist and Abu Muslim Shishani's right hand man; Haneef Al Karabdini has been killed by Syrian Army pic.twitter.com/P3i8ZNYnlK
— Beware The Tiger (@Souria4Syrians) December 4, 2015
A Força Aérea Russa e o Exército Árabe Sírio tiveram dia de muitos sucessos. "Turcomenos de Bayırbucak" de Erdoğan, dos mais diferentes quadrantes do planeta perderam alguns líderes importantes.*****
2 comentários:
⭐⭐⭐⭐⭐⭐
@wikileaks On 10 Oct--six weeks before Russian jet shootdown, Turkish 'deep throat' tweeted future shootdown is #Erdogan plan https://twitter.com/UyusukKursun/status/673216243290218496
Postar um comentário