segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Khamenei cobra vigilância, contra conspiração dos EUA na Ásia Ocidental

23/11/2015, PressTV, Teerã




Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu



O líder da Revolução Islâmica Aiatolá Seyyed Ali Khamenei diz que a conspiração de longo prazo dos EUA contra a Ásia Ocidental agride interesses de todos os países, particularmente de Irã e Rússia, e cobrou vigilância e interação próxima para neutralizar o esquema.


Em reunião com o presidente Putin da Rússia, que está nessa 2ª-feira em Teerã, o Aiatolá Khamenei disse que os EUA prosseguem numa conspiração de longo prazo para dominar a Síria, como primeiro passo para, na sequência, assumirem o controle de toda a região. "Essa conspiração" – disse o Aiatolá Khamenei –, "ameaça todos os países, especialmente Rússia e Irã."


O líder iraniano elogiou o papel ativo da Rússia, nas questões regionais, especialmente no conflito sírio, e disse que as decisões e medidas de Moscou, ao enfrentar os desdobramentos em Damasco faz crescer ainda mais o prestígio internacional da Rússia em geral, e do presidente Putin em particular.

“Os EUA sempre tentaram pôr seus rivais em posição de passividade, mas os russos souberam fazer gorar essa política" – disse Sua Eminência.

Os EUA e seus seguidores estão tentando alcançar mediante meios políticos e negociações, os objetivos que não conseguiram alcançar por meios militares – disse o Aiatolá Khamenei, acrescentando que é indispensável uma ação proativa para impedir que se concretizem esses objetivos dos EUA.


O Aiatolá Khamenei disse que a insistência de Washington em depor o governo legítimo e democraticamente eleito do presidente Bashar al-Assad é uma das maiores fraquezas das políticas dos EUA.

O líder iraniano disse que o presidente sírio, numa eleição nacional, obteve a maioria dos votos do povo sírio, com "os mais diferentes pontos de vista políticos, religiosos e étnicos", e enfatizou que os EUA não têm direito algum de ignorar o que foi decidido pelo povo sírio.

O Aiatolá Khamenei disse que todas as soluções que surjam para a crise síria têm de ser endossadas pelo povo e pelas autoridades sírias.

O Líder disse que a ajuda direta e indireta dos EUA a grupos terroristas, inclusive o Daesh, é uma das falhas mais óbvias das políticas de Washington.

A "cooperação [de Washington] com países que não têm o respeito da opinião pública das nações da região e do mundo, por causa do apoio que dão a terroristas, mostra que os EUA não têm diplomacia respeitável" – disse o Aiatolá Khamenei.

O líder destacou que, com a exceção da específica questão nuclear, o Irã não se engaja nem se engajará em qualquer tipo de negociação bilateral com os EUA sobre a Síria ou quaisquer outras questões.

O Aiatolá Khamenei disse que a resolução adequada da questão síria será "muito importante" e desempenhará efetivo papel na determinação do futuro da região.

Se os terroristas que cometem crimes atrozes na Síria não forem esmagados, a expansão da atividade deles respingará sobre a Ásia Central e outras partes do mundo, alertou o Supremo Líder do Irã.

Relações Irã-Rússia

O líder também declarou bem-vinda a ampliação da cooperação bilateral Teerã-Moscou, para encaminhar questões bilaterais, regionais e internacionais.

O Aiatolá Khamenei comentou os esforços da Rússia para que a questão nuclear iraniana chegasse a bom termo e disse: "A questão chegou a uma conclusão, mas não confiamos nos norte-americanos e estamos monitorando as atitudes e desempenho dos americanos nesse campo, sempre com nossos olhos bem abertos.”

O Líder Supremo do Irã disse que o presidente Putin e autoridades iranianas estão decididos a expandir as relações entres seus países, e acrescentou que os dois países devem ampliar sempre mais a cooperação, especialmente no campo econômico.

O Aiatolá Khamenei destacou o nível adequado de cooperação entre Teerã e Moscou no campo político e de segurança, e disse que o presidente russo adotou "posição muito boa e inovadora" em várias questões diferentes, especialmente nos últimos 18 meses.

Solução política para a crise síria

O presidente da Rússia, por sua vez, disse que Teerã e Moscou têm posições muito próximas sobre a crise síria e acrescentou que seu país reforça a ideia de que o conflito terá de ser resolvido mediante adoção de abordagens políticas e aceitação incondicional ao que decida o povo sírios.

Nenhum país tem direito de impor suas ideias ao povo sírio e de tomar decisões sobre a estrutura do governo e sobre quem deva ser presidente da Síria – disse o presidente Putin.

Acrescentou que a Rússia deve manter os ataques aos grupos terroristas na Síria e destacou a importância da cooperação Teerã-Moscou, sobre como resolver a crise síria mediante abordagens políticas.

Putin elogiou a ativa cooperação entre Rússia e Irã nas questões de segurança e no encaminhamento de soluções políticas para crises regionais e globais.


No final do encontro, o presidente da Rússia presenteou o Aiatolá Khamenei com um dos mais antigos manuscritos conhecidos do Santo Corão (imagem 3), presente preciosíssimo. O líder iraniano agradeceu.*****

Nenhum comentário: