quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Mas... Por que a Turquia derrubou um jato russo?!

26/11/2015, George Abert (ex-agente da inteligência das FsAs-EUA) in Blog Paul Craig Roberts





Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


A Turquia é tão inferior militarmente à Rússia que é muito improvável que tenha cometido ato de guerra contra a Rússia sem estímulo dado por Washington. Há quem suponha que a Turquia estaria protegida sob o escudo da OTAN, mas é muito pouco provável que vários dos principais países da OTAN se arrisquem a ser aniquilados em guerra nuclear só para salvar a Turquia das consequências de ato tão absolutamente temerário e irresponsável como derrubar uma aeronave militar russa e, na sequência, 'declarar' impressionante rol de mentiras sobre o 'feito'. A Turquia não emitiu nenhum pedido de desculpas nem qualquer explicação verossímil. 


A menos que Erdogan tenha enlouquecido completamente, é Washington quem está por trás do ataque ao jato russo. E o motivo para ter feito o que fez, é que Washington precisa desesperadamente descobrir e decodificar a nova tecnologia russa que hoje dá às forças militares russas total controle sobre qualquer campo de combate em terra, mar ou ar. 



Quando os russos deslocaram forças para a Síria, deslocaram também algum tipo da nova tecnologia furtiva [orig.stealth technology]. Tanto quanto sei, só usaram essa tecnologia na Síria em duas ocasiões: uma, na primeira missão; e outra, quando jatos israelenses invadiram o que sabiam que era o espaço aéreo operacional dos russos.

A primeira vez que a tecnologia stealth russa foi utilizada, como já disse, foi na primeira missão que os russos voaram na Síria. Conforme protocolos definidos antecipadamente com Israel e os EUA, a Rússia informou aos EUA sobre a decisão de decolar para uma primeira missão. O aviso foi distribuído uma hora antes da decolagem. Quando os russos partiram, estavam usando uma nova tecnologia 'invisível'. Essa tecnologia realmente blindou seus jatos contra qualquer detecção possível ali. Nenhum dos radares de Israel e EUA deu qualquer sinal e, muito mais importante, os satélites de varredura nada viram. E há mais.

Cerca de uma semana depois do discurso de Putin à Assembleia Geral da ONU, os israelenses voaram sobre a Síria, pelo espaço aéreo que estava sob controle operacional dos russos. Os controladores de voo russos alertaram os israelenses de que eles haviam violado o espaço aéreo controlado operacionalmente pelos russos. Quando os israelenses ignoraram os controladores de voo russos, a tecnologia stealth foi empregada uma segunda vez. 

As aeronaves israelenses são equipadas com dois radares, um para detectar capacidade de tiro ("posse de arma") [orig. fire acquisition]; o outro para controlar arma detectada. Ambos são radares avançados e empregam tecnologia que os protege de invasão e alteração por ação de hackers. Mas naquele dia esses dois radares foram efetivamente 'confundidos'. Aquelas aeronaves têm incontáveis links com as respectivas bases, às quais transmitem dados de telemetria. Todos os links permaneceram inativos. O único canal de comunicação que permaneceu ativo foi uma banda AM de alta frequência normalmente usada por controladores civis de tráfego aéreo. 

Depois que a tecnologia stealth foi ligada e os russos tiveram certeza de que os israelenses haviam entendido que haviam sido 'desligados', os controladores russos de tráfego aéreo usaram essa banda AM para dizer aos israelenses que 'vazassem' dali, o que eles imediatamente fizeram.

Seja qual for a nova tecnologia russa, é fator que altera o jogo, e tenho certeza de que quebrar essa tecnologia passou a ser ação de altíssima prioridade.

Assim sendo, por que a Turquia derrubou o jato russo?

Desconfio que alguém está querendo que os russos usem com mais frequência essa sua tecnologia stealth, para que se veja onde estão e quais são seus pontos fracos. Derrubar aquele jato russo e matar a tiros o piloto quando descia de paraquedas depois de ejetar-se, é ato que pode motivar os russos a usar sua nova tecnologia.

Se não estou enganado, aposto que todos os especialistas Raven e de inteligência eletrônica que há no mercado já foram deslocados para aquele teatro de operações para rastrear a novidade. Mal se consegue imaginar a quantidade de recursos já mobilizados.


OBSERVAÇÃO do Blog: Em Russia Insider 26/11/2015, Alesander Mercouris tem outra explicação. Para ele, o incidente foi desatino cometido por um Erdogan completamente enlouquecido e fora de controle. Mercouris escreve que o ato irresponsável e temerário pôs a própria OTAN contra Erdogan; e que até Obama ficou indignado.*****

2 comentários:

Unknown disse...

⭐⭐⭐⭐⭐

Anônimo disse...

Pelo visto, ainda não será desta vez que o Sr. PUTIN vai dar mole para os ineficazes EUA/iSSraHell/tUSrquia. A resposta vem com muita prudência/inteligência/sagacidade do Sr,PUTIN, que dará mais uma vez uma lição de reprimenda nos neo-bandoleiros dos EUA/iSSraHell/tUSquia, como senão bastassem o que está sendo feito na UScrânia.

enganado