quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Iraque: Afinal uma alternativa à dúbia campanha dos EUA contra ISIL-EI

01/10/2015, Moon of Alabama



Traduzido Pelo Coletivo Vila Vudu


Os EUA estavam pressionando o Iraque para que obedecesse ordens norte-americanas sobre como combater o Estado Islâmico/ISIL/ISIS/Daesh. Proibiram que o Iraque usasse a milícia Hashd al-Shabi, bastante eficiente, embora de maioria xiita, em Ramadi e outros locais; e, em vez disso os EUA querem (outra vez!) retreinar um irrecuperavelmente inservível exército iraquiano e umas poucas milícias tribais sunitas. 

Os EUA também retiveram armas encomendadas há muito tempo para o exército e a força aérea do Iraque, e a campanha contra alvos do EI no Iraque é absolutamente insossa. E totalmente por acaso, a milícia Hashd al-Shabi que atacava posições do EI... foi atingida várias vezes em ataques aéreos dos EUA.


A opinião pública no Iraque é que os EUA têm (outra vez!) objetivos nefandos e não estão absolutamente interessados nem em construir um Iraque unido e soberano nem em erradicar o Estado Islâmico/ISIL/ISIS/Daesh.

Mas agora, a Rússia oferece uma alternativa. Já há instaladas e operantes salas de operações de inteligência em Bagdá, onde Iraque, Irã, Síria, Rússia e o Hizbullah (os 4+1) desenvolvem e trocam inteligência sobre o Estado Islâmico/ISIL/ISIS/Daesh e definem alvos para próximos ataques. Ruim mesmo, para os EUA, que não mereçam confiança suficiente para serem convidados a participar desse trabalho.

Mas isso ainda não é tudo. Depois que a Rússia começou sua campanha aérea antiterror na Síria, ontem, apesar dos protestos dos EUA, agora os russos já estão subindo a barra. Contra uma avalanche da mais tola propaganda que se ouve nos EUA, os russos agora puseram-se espertamente a trolar os EUA, pela absoluta falta de legitimidade:


Micah ZenkoLOL Lavrov, "Somos gente educada, você sabe. Não entramos sem ser convidados." bbc.in/1PQf8IA
Lavrov também trolou os EUA, fazendo uma oferta ao Iraque, que o Iraque aceitou muito amigavelmente. Dos feeds que recebo:


Sky News Newsdesk @SkyNewsBreakReuters: o Ministério de Relações Exteriores da Rússia diz que consideraria qualquer pedido que venha do #Iraque, para que a Rússia estenda seus ataques aéreos contra o Estado Islâmico também em território do Iraque 
Elijah J. Magnier @EjmAlrai#Rússia informou #Bagdá não oficialmente que está pronta a iniciar ataques contra #ISIS no #Iraque. Duvido que [o primeiro-ministro] Haidar Abadi se atreva a pedir ajuda aos russos.
Marc Perelman @mperelmanPrimeiro-ministro #Iraque #Abadi @FRANCE24: #Putin disse-me que #Rússia está combatendo #ISIS na Síria e confio nele, o Iraque está aberto para que a Rússia ataque Daesh também aqui
Loveday Morris @LovedayMAbadi diz a[o canal] France24 que não há conversações com Rússia sobre ataques aéreos contra EI no #Iraque – até agora. "Se a oferta surgir, será bem-vinda"
Elijah J. Magnier @EjmAlraiAbadi agora não se atreverá. Está combatendo Hashd al-Shabi, por ordem dos EUA. Não vejo EUA & Rússia colaborando no Iraque.

De minha parte, não tenho tanta certeza de que Abadi não virará a casaca. Por que confiar nos EUA quando a única coisa que fazem é apoiar milícias sunitas e curdos e não usar as efetivas milícias xiitas – o que põe os EUA contra um Iraque unificado? E quando os EUA lutam contra o Estado Islâmico/ISIL/ISIS/Daesh, a luta é, no máximo, 50% empenhada. Mas mesmo que Abadi não dispense os EUA e convide os russos, ele mesmo assim pode usar a oferta dos russos para pressionar os EUA para que se comportem de outro modo. 


Agora, os EUA têm de respeitar o desejo do governo iraquiano e têm de realmente combater contra o EI. Ou os EUA que saiam do Iraque.

Sempre é muito bom ter uma alternativa, quando se negocia com parceiro superior. Agora, o primeiro-ministro Abadi do Iraque, afinal, tem uma alternativa. E Abadi não é o único interessado em mudar de lado:


O maior dos grupos pró-curdos que luta na Síria declarou que está pronto a cooperar com Moscou, depois que os jatos russos começaram a atacar terroristas no país. Depois que a Rússia começou uma série de 20 ataques no norte do país, na 4ª-feira à noite, o líder do [Partido] Unidades de Proteção do Povo (YPG) declarou que o movimento é "importante passo".
Sipan Hemo, general comandante do YPG, disse à agência russa de notícias Sputnik que seus combatentes querem cooperar com a Rússia contra as forças do Estado Islâmico (EI). 
...
Em suas declarações à agência Sputnik [..] Hemo disse que apoiaria os russos nos ataques contra o EI e também nos ataques contra a Frente al-Nusra.
“Rússia deve combater não só contra o EI, mas também contra a Frente al-Nusra. Não há diferença entre Nusra e EI – tudo é al-Qaeda” – disse Hemo, segundo a agência Sputnik.
Agora já parece que todos os "aliados" dos EUA em campo – exceto os amigos da al-Qaeda e Frente al-Nusra aos quais a CIA afinal reconheceu que dá treinamento –, estão preferindo trabalhar com a Rússia, em vez de operar sob as infelizes políticas dos EUA.

Há aí bem merecidas tomatadas no governo Obama e sua duplicidade na campanha anti-Síria-mas-não-muito-anti-EI. *****

Nenhum comentário: