sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A rede do terror turco entrou na alça de mira da Rússia




Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


Análise cuidadosa das longas declarações russas nos últimos três dias sobre as tensões com a Turquia sugere que Moscou descartou (pode-se dizer, praticamente) a teoria conspiracional de que Ancara teria tomado a desgraçada decisão de derrubar o jato russo na 3ª-feira passada com tácito encorajamento dos EUA.


Dado o clima prevalecente nos laços russos com o ocidente, não deve ter sido surpresa para Moscou que o secretário-geral da OTAN Jen Stoltenberg tenha manifestado o apoio rotineiro à integridade territorial da Turquia, ou que o presidente Barack Obama tenha visto o incidente da 3ª-feira pelo prisma do jogo que se vai consumando na Síria. Importante, Moscou com certeza observou que ambos, a OTAN e Obama aconselharam a Turquia a 'des-escalar' com a Rússia e deixaram claro que se trata de assunto entre Ankara e Moscou. (Ver no meu blog, US, OTAN tell Turkey to ‘deescalate’ with Russia.)


Moscou logo depois invocou o recente memorando Rússia-EUA sobre garantir a segurança das aeronaves de combate que operam na Síria "pelo qual os EUA assumiram a responsabilidade de que todos os participantes da coalizão liderada pelos EUA observarão regulações relevantes".

Moscou concluiu, depois de consideração meticulosa das evidências circunstanciais do caso, que a Turquia cometeu ato premeditado. Há muitas explicações acessíveis do por que a Turquia ter agido como agiu, mas Moscou parece ter-se concentrado em duas delas principalmente: a) a Turquia tentou precipitar uma confrontação entre a Rússia e a aliança ocidental, que desnortearia as operações militares russas na Síria; b) a Turquia tentou fazer descarrilar a operação russa em curso em áreas altamente sensíveis de fronteira pelas quais passam as principais rotas de suprimento para os grupos extremistas (como para a Frente Nusra).

De fato, pela avaliação que os russos estão fazendo, as relações russo-turcas nunca mais serão as mesmas de antes. Há profundo senso de traição que teria sido cometida no nível da liderança turca. No mínimo, o Kremlin esperava que o presidente Recep Erdogan manifestasse alguma lástima ou arrependimento pelo incidente. (Moscou ainda deu bom tempo para o Sultão pedir desculpas se quisesse, adiando a decisão final sobre as medidas de retaliação contra a Turquia.)

Claramente, o fracasso do plano de jogo diplomático da Turquia para empurrar a OTAN para um confronto com a Rússia significa que a retaliação de Moscou permanecerá ‘Ankara-cêntrica' e não será convertida em 'questão da OTAN'. Moscou já anunciou que não tem intenção de usar força contra a Turquia. Dito de outro modo, a Turquia ficará sem álibi para invocar o artigo 5º da Carta da OTAN.

Por outro lado, Moscou também deixará a Turquia sem outra opção além de aceitar uma nova realidade das operações militares russa nas regiões de fronteira norte da Síria. De fato, na 4ª-feira jatos russos já estavam novamente em ação na mesmíssima área na qual na véspera acontecera o incidente, e com ainda maior força mobilizada de ataque, para missão de bombardeio massivo.

O resumo disso tudo é que Moscou e Damasco (e Teerã) não permitirão que a Turquia demarque alguma 'área segura' ou 'zona aérea de exclusão' no norte da Síria. Todo o empenho das operações militares visa a destruir as rotas de suprimento que a Turquia usa para abastecer grupos terroristas. A Rússia estima que o sucesso da guerra contra o 'Estado Islâmico' depende criticamente da destruição das rotas de suprimento pelas quais a Turquia abastece o grupo terrorista. Moscou deixou sugerido, inter alia [do Latim  'entre outras coisas'] que tem informações de inteligência que implicam gente poderosa da elite turca em tenebrosos negócios de contrabando de petróleo, com os terroristas do 'Estado Islâmico'.

Se tiver alguma base a versão iraniana da ação de resgate que arrancou o piloto russo das garras de grupos terroristas – a Agência Fars de Notícias tem contatos com o Corpo de Guardas da Revolução Islâmica –, a ação significa principalmente que, se a inteligência iraniana conseguiu tão brilhantemente penetrar as defesas dos grupos terroristas, ela certamente tem ideia bastante precisa das atividades clandestinas da Turquia nas regiões de fronteira e de sua rede de terror. Para garantir, não haverá qualquer redução nas operações militares russas no norte da Síria. O incidente da 3ª-feira – e a operação de resgate – podem ter consolidado o eixo Rússia-Irã-Síria-Hezbollah no plano operacional, em grau que, semana passada, seria ainda impensável.

Enquanto prosseguem as operações militares em e em torno de Aleppo, a Turquia testemunhará a destruição sistemática de seus centros de comando e controle dentro da Síria; talvez seja forçada a rapidamente retirar suas Forças Especiais que operam dentro da Síria; e talvez veja seus procuradores arrancados dali. Moscou entrementes anunciou abertamente uma série de medidas para assegurar que a Turquia compreenda que sofreu derrota retumbante na Síria e que deve manifestar-se capaz de autocontenção. A instalação na Síria dos mísseis S-400 é claro sinal de aviso à Turquia, para que nem pense em fazer loucuras. A Rússia também fortaleceu o sistema de defesa aérea da Síria. Jatos turcos já não são admitidos em livre operação no espaço aéreo sírio. E Moscou também ordenou que todas as suas futuras missões recebam cobertura de jatos de combate.

O que a Rússia prepara-se para fazer a Erdogan é precisamente o que o ocidente já lhe deveria ter feito há muito tempo. Mas, antes, o leitmotif [do Alemão "Motivo condutor"] das políticas do ocidente em relação a Erdogan sempre foi o interesse imediato. Obama prioriza o acesso dos EUA à base aérea de Incirlink; e a União Europeia adula Erdogan (e até o suborna com bilhões de euros) para que não empurre os refugiados sírios para dentro da Europa. Que ninguém se engane: Obama sabia perfeitamente bem do apoio clandestino que a Turquia dá a grupos extremistas na Síria. Se seu vice-presidente Joe Biden já sabia há um ano, Obama com certeza também sabia. Mas preferiu olhar para outro lado e fingir que nada via. 

O mínimo que Obama pode fazer nesse ponto, no interesse da segurança internacional, portanto, é deixar que a Rússia termine o custoso trabalho de destruir a rede terrorista turca, trabalho que ele, Obama, até hoje não teve o poder ou a coragem moral, para assumir e completar.*****

2 comentários:

Unknown disse...

⭐⭐⭐⭐⭐

Anônimo disse...

Vamos e venhamos, qual presidente=ditador dos EUA/iSSraHell que não é ___"""covarde"___"""? Que eu saiba, TODOS o são, ou será que a Direita=militares no BRASIL não têm uma boa escola em quem se mirar/admirar/servir de exemplo/adular/ ...? Bom! O palhaço para as sacanagens dos EUA/iSSraHell estão sempre trocando as máscaras. Vejamos, sempre contra a RÚSSIA: A puta preferida já foi a PoliniUS; a seguir a RoméniUS; aí vem a BulgariUS e HungriUS; depois os Três Patetas do BálticUS. Mas como sabemos esses não fizeram o trabalho esperado pelo Pentágono, então surgiu a grande chance de atacar frontalmente a RÚSSIA: UScrânia, pois aí entregaram a UScrânia nas mãos dos judeuSS de iSSraHell e AIPAC, e essa gente só sabem bater em mais FRACOS, PALESTINOS e pior ainda, se aliaram com NAZISTAS locais, pela ironia do destino. Conclusão, deram também com os burros n'agua! Aí, aí, aí, os generais do Pentágono/iSSraHell inventaram a "tUSrquia", pois todos sabem que aqui no BRASIL que__tUSrco__é sinônimo de burrice aguda, pois todo__tUSrco__se diz árabe para disfarçar sua origem. Nestas alturas das cagadas judaico-americana, a tUSrquia serviu de ___boi de Piranha__para os "Benfeitores da Humanidade=EUA/iSSraHell/OTAN/CCG/Japão/Alemanha e + esses dois ocupados desde 1945. A grande CAGADA tão almejada pelo Ocidente Maravilha estava feita! E agora? Foda-se a __tUSrquia__, igualzinho o PSDB/DEM aqui fez com o CÚnha, foda-se VC. Onde estão a coragem para apoiar de peito aberto os tUSrcos? São covardes de caderninho, pois nunca fizeram nada por ninguém, não vai ser agora! Os EUA/iSSraHell NUNCA vão deixar de serem FALSOS e grandes FFP's. Só não vê quem não quer e ou é conivente com suas putarias, não é militares brasileiros? O BRASIL continua sendo um mero detalhe! Qual o dia em que os milicos daqui terão coragem de impedir que um viciado em cocaína/cachaçeiro/agressor de mulheres possa ser candidato a presidente da república, uma afronta a qq senso de justiça, não é? Tentem fazer isso lá na matriz=EUA, vamos? Então RÚSSIA, foi o Pentágono/MOSSAD que organizaram o abate do caça russo, pois a tUSrquia só não teria cx para tal empreitada, isto é notório! Cara RÚSSIA=sr. PUTIN aperte até fazer estes vagabundos=EUA/iSSraHell/OTAN/CCG/... saberem realmente com quem estão tratando. Boa sorte!

enganado