sábado, 12 de março de 2016

New York Times oculta controle dos EUA Sobre ONG Anti-Russa "Pro-democracia e sem fins lucrativos"

12.03.2016 - Moon of Alabama

Traduzido pelo Blog



O que é uma organização "pró-democracia sem fins lucrativos"?


MOSCOU - Um grupo sem fins lucrativos que promove a democracia tornou-se o mais recente grupo ligado aos EUA a ser proibido na Rússia pelas restrições impostas às organizações "indesejáveis" em lei assinada pelo presidente Vladimir V. Putin em maio.
Na quinta-feira o gabinete do procurador-geral da Rússia declarou ilegal o grupo Instituto Nacional Democrático (National Democratic Institute - NDI), afirmando em comunicado que a ONG representa "ameaça aos fundamentos da ordem constitucional e da segurança nacional da Rússia."

A citação acima do artigo do NYT evitou descrever o que "pró-democracia sem fins lucrativos" realmente é. Não há nenhuma menção sobre suas fontes de dinheiro ou de suas relações com governos não-russos.


O National Democratic Institute, um grupo de promoção da democracia e da sociedade civil, operou diretamente na Rússia desde o final dos anos 80, mas decidiu fechar seus escritórios no país em 2012, de acordo com seu website. A ONG continuou a estabelecer programas na Rússia através de organizações parceiras. No entanto, Madeleine K. Albright, ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, é sua presidente.


Quando perguntada sobre as sanções dos EUA contra o Iraque, Madeleine Albright declarou (vídeo) que 500.000 crianças iraquianas mortas "valiam a pena". Qualquer organização liderada pelos EUA certamente deve ser moralmente boa. Mas quem paga isso? E para quê?


Saber o que é exatamente esse "sem fins lucrativos", é fundamental para se entender a posição russa. Mas o articulista do NYT esconde dos leitores o fato de que o NDI é uma organização governamental financiada pelos EUA. É uma "organização sem fins lucrativos" no mesmo sentido que as Forças Armadas dos EUA são uma "organização sem fins lucrativos". O NDI tem se envolvido ao longo dos anos em dezenas de golpes direitistas de "mudança de regime". Sua organização-mãe direta é a norte americana National Endowment of Democracy:

A NED (National Endowment of Democracy), privada e financiada pelo Congresso Americano, tem sido uma ferramenta controversa na política externa EUA por causa de seu apoio aos esforços para derrubar governos estrangeiros. Como os escritores Jonah Gindin e Kirsten Weld observaram no relatório NACLA de Janeiro/Fevereiro de 2007 sobre as Américas: "Desde [1983], a NED e outras instituições governamentais e não governamentais de promoção da democracia intervieram com sucesso em nome da 'democracia'- na verdade, uma forma muito particular de democracia de baixa intensidade, acorrentada a pró-economia de mercado em países, da Nicarágua às Filipinas, da Ucrânia ao Haiti, derrubando governos hostis e "autoritários" (muitos dos quais os Estados Unidos apoiaram anteriormente), substituindo-os por aliados pro-mercado escolhidos a dedo". [2]

O NED trabalha principalmente através de quatro institutos centrais: o Instituto Nacional Democrático para os Assuntos Internacionais (National Democratic Institute for International Affairs (NIIA ou NDI)), o Instituto Republicano Internacional (International Republican Institute (IRI)), o Centro Americano de Solidariedade Sindical Internacional (American Center for International Labor Solidarity (ACILS)), e o Centro para a Iniciativa Privada Internacional (Center for International Private Enterprise) - representando, respectivamente, os dois principais partidos políticos do país, o trabalho organizado, e a comunidade empresarial.

Chamar o NDI e suas "irmãs e irmãos" de organização não-governamental é obviamente incorreto. Chamá-los de "pró-democracia" só é correto quando se tem algum apreço pelo tipo peculiar de "democracia" em países estrangeiros que colocam os interesses comerciais dos EUA acima dos interesses do seu próprio povo.

O que o procurador-geral russo expulsou da Rússia é, obviamente, uma organização do governo dos EUA. O NDI estava agindo clandestinamente ao financiar secretamente grupos locais na Rússia que trabalhavam contra o governo russo eleito e contra o interesse do povo russo.

Mas o NYT mesquinho, com a sua servil visão centrada nos EUA, pode agora permitir que seus leitores saibam de tais fatos.***

Um comentário:

Unknown disse...

off topic: OMG, vcs podem acreditar ?!!

Obama Now Proud for Not Bombing Assad Should Thank Moscow for Saving Him From Himself
http://goo.gl/PbBgE5

#GoLavrov<3