domingo, 11 de novembro de 2018

(B)RIC(S) depois de Bolsonaro, por Ghassan Kadi

8/11/2018, Ghassan Kadi, The Saker Blog

Traduzido pelo Coletivo Vila Mandinga



A sigla BRICS designa a ‘aliança’ que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, e com todo o respeito por Brasil e África do Sul, BRICS resume-se efetivamente a RIC ou IRC ou CRI e outras fórmulas [(B)RIC(S)].

Com Rússia, Índia e China, não interessa em que ordem, aí está o futuro da Eurásia; setor praticamente nunca mapeado onde vive 1/3 de toda a população do planeta; vasta porção de massa terrestre, rica em recursos, não só recursos humanos, e só esperando o melhor momento para pôr sua marca na história.

A chamada “Rota da Seda”, na realidade rotas da seda, foi tradicionalmente a rede de trilhas de caravanas pelas quais andavam antigos mercadores em suas jornadas de oriente a ocidente, conectando mundos em grande parte desconhecidos um do outro, desde muito antes das viagens fartamente documentadas de Vasco da Gama.

E, se as culturas ancestrais de Índia e China floresceram por direito próprio, exceto quando conquistadas por Alexandre, e subsequentemente por muçulmanos e mongóis, houve pouca interação geopolítica histórica entre o Extremo Oriente e o Oriente Médio; e nenhuma com a Europa. A vasta extensão congelada dificultou qualquer interação, mesmo para os mais valentes de coração, que se arriscassem a fazer a jornada de Pequim a Viena. As tentações que atraíam para a viagem, não cancelavam as dificuldades que paralisaram os viajantes apenas moderadamente motivados.

Mas tudo isso está prestes a mudar. A nova “Rota da Seda”, rede de super rodovias que as nações RIC dedicam-se a construir vão mudar essestatus quo e encurtar as distâncias por terra.

A ferrovia Transiberiana é via russa, e uniu Vladivostok e Moscou, mas nunca visou a unir China e Europa. No máximo, reforçou o isolamento da URSS. Mas o novo projeto “Rota da Seda” virará de pés para cima o mapa de transportes do mundo, de uma vez por todas.

A determinação de construir essa massiva rede de estradas jamais precisou, para coisa alguma, de Brasil ou África do Sul.

Tudo devidamente considerado, temos de ser realistas e declarar que a vitória eleitoral do candidato Bolsonaro no Brasil absolutamente não afetará, nem de longe, a “Rota da Seda”. 

As repercussões dessa eleição afetarão muito mais gravemente o Brasil, que qualquer outro país. Com certeza e expressamente, as políticas de Bolsonaro afetarão negativamente o clima global, mas essa é outra questão. As decisões do novo governo, no campo fiscal e internacional, podem pôr o Brasil sob a esfera de influência dos norte-americanos. Também isso pode afetar e com certeza afetará muito negativamente o próprio Brasil, mas o dano ficará limitado ao Brasil, nada além disso.

Com Brasil ou sem, os (B)RIC(S) podem sobreviver. Mas para que a ‘aliança’ sobreviva e faça diferença, terá de se tornar mais séria, na condução dos próprios negócios.

O primeiro passo na direção de a aliança tornar-se mais proativa dará resultados melhores se se estabelecer adequado grau de confiança e conciliação entre os três grandes atores: Rússia, China e Índia.


Um comentário:

Anônimo disse...

Resumindo: O ___brqZiU$$$A____ e um burro cagando é mesma coisa para o RIC, e aumente isso com o novo desgoverno MILITAR-ANGLO_SIONISTA que vem aí. Aqui neste PUTEIRO ninguém está preocupado com crescimento PORRA NENHUMA!!! A preocupação são:

1_) manter o LULA cadeia;
2_) Se possível por a DILMA também;
3_) entregar todo tipo de riquezas do País aos ANGLO_SIONISTAS;
4_) fazer lavagem cerebral nas pessoas sob a supervisão dos APÁTRIDAS MILITARES, para que só se eleja governo a gosto da CIA / NSA / PENTÁGONO / e/ou qq putaria que venha dos U$$$raHell;
5_) fuder com os trabalhadores, escravizá-los o máximo para encher cada vez mais os bolsos dos banqueiro-ANGLO_SIONISTAS;
6_) incutir no POVO que qq oposição é COMUNISTA, aliás o POVO não têm sequer a mínima noção do que é Comunismo;
7_) desfigurar o país ao máximo colocando a culpa no PT;
8_) enaltecer a mídia AMESTRADA como lavagem cerebral a ser aplicada no POVÃO, pois está aí a eleição deste ''''GANGSTER MILITAR''''' como fruto de uma mídia COMPRADA pelos ''''banqueiros de Wall Street'''; . . . e assim a coisa vai.

Cabe ressaltar com TODO apoio ARMADO dos MILITARES que apoiam isto tudo. dizendo que o ___braZiU$$$A___ agora sim, sem o PT, o País vai crescer. Enqto isto o Se. PUTIN e o Sr. XI JINPING lutam pelo crescimento de seus países, com Amor a Pátria e Soberania. O ____braZiU$$$A___ é um país de DESGRAÇADOS / APÁTRIDAS / LADRÕES do calibre do ___çerjiou murrow___. Parabéns a RÚSSIA / CHINA // ÍNDIA que os faça crescer sempre, porque Vc têm amor aos seus CIDADÃOS, enqto aqui no PUTEIRO=_braZiU$$$A__ querem assassinar seu POVO todos os dias. Os MILITARES farão o servicinho.