segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Elites divorciadas da realidade: Mais um "Mas e se..?" de The Economist



"Descobri the Economist no final dos anos 80s, na época de Reagan. Era muito boa. O declínio começou em 1995 (...). Em 2002, já não era nem sombra do que fora. Parei de ler definitivamente em 03, 04 e nunca mais li The Economist. Pelo visto, piorou ainda mais".
(Abelard Lindsey, em Comentários)










As elites globalistas ocidentais até hoje não engoliram a vitória de Trump ou o Brexit. Estão padecendo, obrigadas a lidar com os próprios fracassos ideológicos, e quando a realidade atreve-se a não satisfazer os delírios daquelas elites, elas vão para a internet & e inventam um mundo paralelo, onde suas previsões 'de especialistas' sempre se confirmam e os seus fracassos não podem ser questionados. [No caso do Brasil-2017-E-Golpe, as elites globalistas vão muito mais frequentemente para os principais veículos das mais tradicionais grandes empresas de mídia e 'kumunicação', chamada aqui 'imprensa' falada, escrita e televisionada (NTs)]

O portal "Mas... e se?" de The Economist, câmara de eco neoliberal de pensamento desejante-delirante [ing. wishful thinking] é exatamente isso.

Na peça mais recente ali publicada, atribuem-se poderes mágicos ao novo herói das elites, Emmanuel Macron, que tão impressionantemente derrotou em maio o mal encarnado em Marine Le Pen. Para The Economist (1)Macron é praticamente um neo-Jesus. Correspondentemente, o rapaz é apresentado andando sobre as águas, na capa da edição desse mês.


O cenário hipotético do sucesso de Macron é baseado nas 'reformas' mágicas as quais, ninguém sabe como, criarão (sic) número quase incontável de empregos, depois de algumas tensões iniciais e de o orçamento hoje descontrolado ser posto sob rígido controle. 

A matéria não oferece qualquer resposta de como, exatamente, será feito tudo isso. E as predições de pura felicidade não param por aí. O milagre Macron transformará a França em um neo Vale do Silício, paraíso para start-ups. Não parece que está, exatamente, nos devolvendo à bolha internet dos anos 90s? 

Depois de fazer a França grande again e derrotar Marion Maréchal-Le Pen, sobrinha de Marine (a qual, para todos os efeitos já abandonou a política, mas não digam nada a The Economist, porque seria o fim da fantasia que construíram, de tanto que precisam de um antagonista "do mal"), a magia by Macron, na sequência, faria a Europa grande again

Já começam a surgir 'teses' e artigos acadêmicos sobre o Renascimento Francês, segundo diz o autor do artigo, ele também intelectual liberal e garoto-propaganda de Macron. Fala de operações militares financiadas pela União Europeia no Sahel, porque, é claro, não há outra coisa de que a Europa mais careça atualmente. Por que não? Desestabilizar países circundantes sempre funcionou muito bem até hoje, né-não? O artigo nem fala do terrorismo, de onde se pode concluir que todos os terroristas sumiram magicamente, no instante em que se resolveram todos os problemas dos bairros pobres, que não precisam sequer ser mencionados. Também nesse caso, nenhuma solução é proposta: só a mais pura mágica.

Outro artigo, If borders were open [Se as fronteiras fossem abertas], trata da imigração.(2) Segundo esse artigo, o mundo se tornaria automaticamente 78$ trilhões mais rico, se entrassem 150% de mexicanos a mais nos EUA, e 1.000% de nigerianos a mais. Esqueçam todos que a lógica econômica mais básica diz que aumento infinito na oferta de mão de obra implica salários despencados para zero. The Economist explica que um nigeriano nos EUA não pode(ria) ser escravizado pelos militantes do Boko Haram 'porque', claramente, a migração em massa para o ocidente até aqui não levou a eventos relacionados ao terrorismo dito "islâmico" nem criou comunidades isoladas. Todas as nossas preocupações sobre salários baixos e terrorismo são descartadas 'porque' não passa(ria)m de conjecturas, sem qualquer evidência que as fundamente. "Realidade" é só o que já tenha versão anedótica 'jornalística'.

Todo esse artigo é exercício massivo de desonestidade intelectual, que ignora ou reduz qualquer prova do contrário, ao mesmo tempo em que se inflam benefícios potenciais ilusórios e fantasiosos. O que interessa são os supostos 78$ trilhões, os quais, é preciso esclarecer, jamais acontecerão se irromperem conflitos étnicos e societais. 

A primeira linha desse segundo artigo diz: os ganhos potenciais são tão vastos que os que discordem podem ser subornados para que as previsões se realizem e assim se responde a questão pertinente sobre "quem ficará com os tais 78$ trilhões? As elites, as quais em seguida poderão subornar acadêmicos e intelectuais para que produzam artigos semelhantes àqueles.

Fato é que The Economist é propriedade da família mais elitista que o mundo jamais conheceu, os Rothschilds. Cara escarrada do pupilo deles, Macron, o qual, como se sabe, foi empregado de um dos bancos Rothschild. Amor é sorte.

Revisamos artigos anteriores de The Economist. Em nenhum deles há sequer uma previsão sobre o mundo em que vivemos que tenha sido confirmada, ainda que de longe.

Para 2015, o cenário era de Rússia dividida em mil cacos,(3) fantasia que muito se parece às disseminadas pelo falecido ideólogo Zbigniew Brzezinski em seu livro O grande tabuleiro de xadrez: primazia dos EUA e seus imperativos ideológicos. Depois, lá estão 'analisados' os primeiros cem dias do governo da presidenta Hillary Clinton.(4)

A vitória de Trump é a única previsão daquele artigo que se confirmou. Mas todas as conclusões que se extraem do fato, são erradas. (5) O subtítulo sugere que a inexperiência de Trump levará a crises mundiais reais.

Mais uma vez, como todos sabem, Hillary – The Killary da Líbia, "viemos, vimos, ele morreu" – Clinton não causou uma guerra civil, não levou a sociedade líbia ao colapso, não criou uma crise de migrantes no Mediterrâneo Central. Efeitos em tudo iguais ao que conseguiram para a Síria Obama e Hollande com a 'conclusão' segundo a qual "Assad tem de sair". Quem visse realidade diferente dessa seria descartado como doido. E a revista previa que a primeira visita internacional de Trump seria à Rússia. Foi à Polônia.

Hillary foi supostamente destituída da presidência por hackers russos, o que só confirma que a fantasia sempre comandou a mente de seus apoiadores. Que pena. Mas agora a narrativa mudou, e só se fala da Rússia que interferiu nas eleições. A Rússia também anda derrubando helicópteros da Estônia, porque os russos são o mal. As narrativas russofóbicas são oleitmotif recorrente que nunca falta em The Economist.

Outras previsões incluem o México, que para The Economist seria já uma superpotência humanitária porque não deportará "menores desacompanhados", também conhecidos como imigrantes ilegais para países da América Central, o que aplicaria boa lição de moralidade a Trump. Ah, não, peraí, o México está é falando de construir um muro ao longo da fronteira com a Guatemala. (6) E o que mais The Economist previu?

Que Trump nunca conseguiria aprovar a proibição de muçulmanos entrarem no país. Foi aprovada. Já é lei. Que haverá guerra comercial contra a China; até agora, não se vê sinal (real) disso. Não haverá deportação de imigrantes ilegais. Prisões já ultrapassam 40%. (7)

Em resumo, nenhuma das previsões de The Economist jamais se confirmou. Só pode ser culpa da Rússia, ou é falta de prova falsa.

Fato é que os intelectuais liberais estão ocupadíssimos vivendo num mundo paralelo. Tão ocupados, que nem se dão conta de que erram todas as previsões. Por que valeria a pena ouvir ou ler o que escrevem?! 

Referências


1.  The Macron Miracle, The Economist 2017-07-06.
2. The 78$ trillion free lunch,  The Economist 2017-07-06.
3. The Peril Beyond Putin, The Economist 2015-07-01.
4. The first 100 days, The Economist 2017-06-22.
5. The world v Donald, The Economist 2016-05-31.
6. Mexico builds its own wall against migrants, Financial Times 2016-09-14.
7. ICE ERO immigration arrests climb nearly 40%, ICE.

Nenhum comentário: