terça-feira, 24 de julho de 2018

Imã Khamenei: "Se as exportações de petróleo do Irã forem bloqueadas, nenhum outro país nessa região exportará petróleo."



Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu

"Na verdade, nada há de errôneo na diplomacia ideológica. Esforços para convencer a opinião pública de que haveria contradição entre ideologia [política ou religiosa] e interesses nacionais são errados e ilógicos. (...) O objetivo de termos criado a República Islâmica é salvaguardar os interesses nacionais, a independência, a liberdade, a justiça social, além do poder e da segurança nacionais. A ideologia da República Islâmica do Irã [ing. IRI] visa a promover e proteger os interesses nacionais e é definida como a identidade da nação".
[Aiatolá Khamenei, Teerã, 21/7/2018, aqui traduzido para finalidades didáticas, tradução de trabalho, não oficial]
________________________________________


Principais mercados do petróleo iraniano


O ministro de Relações Exteriores do Irã, pessoal e altos funcionários, além de embaixadores do Irã e diplomatas que servem em outros países reuniram-se hoje pela manhã [sábado, 21/7/2018], com o líder da Revolução Islâmica, Aiatolá Khamenei.

Nessa reunião, o líder da Revolução Islâmica referiu-se ao pressuposto de que os problemas do Irã poderiam ser resolvidos por negociações ou relacionamento com os EUA como "erro evidente", e acrescentou: "Os EUA têm questões de base contra a essência do establishmentislâmico. Além disso, muitos países na África, Ásia e América Latina mantêm relações com os EUA e todos enfrentam muitos problemas."

Referindo-se à hostilidade profundamente enraizada nas práticas contra a República Islâmica, o Aiatolá Khamenei reiterou que "os funcionários norte-americanos anseiam por recuperar a posição e o status de que desfrutaram no Irã antes da Revolução Islâmica de 1979 e não se satisfarão com menos que aquilo."

Para Sua Eminência, a oposição que os EUA fazem à capacidade nuclear e para enriquecer urânio, e à presença do Irã na região, é sempre resultado da animosidade profunda dos EUA contra elementos da soberania da República Islâmica. E acrescentou: "A presença do Irã na região reforça o poder e a segurança do Irã, e é parte do posicionamento estratégico do país. Por isso o inimigo opõe-se a ela."

O líder da Revolução Islâmica referiu-se às muitas vezes que altos funcionários do Irã mencionam a impossibilidade de confiar nos EUA, e disse: "Tenho insistido em que não podemos confiar nas palavras e sequer na assinatura de autoridades norte-americanas. Assim sendo, negociar com os EUA é inútil, é perda de tempo."

Para Sua Eminência, é importante ativar as capacidades inexploradas ou ainda não adequadamente exploradas. E acrescentou: "Negociações com a Europa podem prosseguir; mas não devemos parar, à espera dos europeus. Enquanto isso, é preciso fazer avançar múltiplas tarefas necessárias dentro do país."

O líder da Revolução Islâmica recomendou que se desenvolvam relações multilaterais e especialmente relações bilaterais, chamando a atenção dos diplomatas iranianos para que ampliem laços com coalizões regionais. E completou: "Embaixadores e representantes do Irã em outros países devem ter conhecimento exaustivo, completo, dos potenciais e das capacidades da nação e do país."

Referiu-se a relações com cientistas e com figuras não estatais e ativistas econômicos em outros países como métodos corriqueiros de diplomacia usados em todo o mundo, e completou: "mediante esses métodos é possível expandir o alcance do departamento de políticas exteriores".

Para o líder da Revolução Islâmica, o poder em campo serve de apoio à diplomacia: "é importante converter cada elemento de poder em algum tipo de realização política e econômica."

Sua Eminência lembrou que dentre as condições necessárias que se exigem dos representantes diplomáticos estão "espírito firme e capacidade para resistir; esperança no futuro e permanente busca por justiça." Disse o Aiatolá Khamenei: "O principal e mais criticamente decisivo objetivo da diplomacia é salvaguardar os interesses nacionais; Interação e oposição são apenas dois dos muitos modos para salvaguardar interesses nacionais." E acrescentou: "Os interesses nacionais do Irã derivam de políticas e valores do establishment construídos a partir de princípios. É dever do setor diplomático atender, defender e promover os interesses nacionais do Irã.

O líder da Revolução Islâmica elogiou as recentes declarações do presidente Hassan Rouhani em visita que fez à Europa. Disse Sua Eminência: "As declarações do presidente do Irã em recente viagem à Europa, de que 'se as exportações de petróleo do Irã forem bloqueadas, nenhum outro país na região poderá exportar petróleo,’ são importantes e manifestam políticas oficiais e o modo como o establishmentinterpreta a realidade. É dever do Ministério de Relações Exteriores do Irã acompanhar estritamente as posições assumidas pelo presidente Rouhani."

O Supremo Líder criticou todas as tentativas para apresentar as ideologias como opostas ao interesse nacional: "Alguns falam – erroneamente – sobre a necessidade de separar diplomacia e ideologia [política ou religiosa]. Na verdade, nada há de errôneo na diplomacia ideológica. Esforços para convencer a opinião pública de que haveria contradição entre ideologia política ou religiosa e interesses nacionais são errados e ilógicos," – disse o Aiatolá Khamenei, citando exemplos da prática de políticas baseadas em ideologia em muitos outros pontos no mundo: "As referências repetidas que funcionários dos EUA fazem a "Valores dos EUA" em seus discursos são derivações da Declaração de Independência dos EUA, e manifestam a ideologia política e religiosa deles. Assim também, as posições ideológicas, políticas e religiosas, comandam todo o comportamento e as atividades políticas dos países europeus."

Na conclusão, o Aiatolá Khamenei disse que o principal objetivo da Revolução Islâmica é proteger o interesse nacional do Irã: "O objetivo de termos criado a República Islâmica é salvaguardar os interesses nacionais, a independência, a liberdade, a justiça social, além do poder e da segurança nacionais. A ideologia da República Islâmica do Irã [ing. IRI] visa a promover e proteger os interesses nacionais e é definida como a identidade da nação."*******

Nenhum comentário: