quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Putin cria RIC, formato trilateral com Índia e China, por M.K.Bhadrakumar

4/12/2018, M.K.Bhadrakumar, Strategic Culture Foundation

Entreouvido num boteco na Rua Abolição, Bixiga, SP:
“Golpe no Brasil-2017-8 teve a ver com nos empurrar para o lado dos EUA:
amaldiçoado lado da guerra, desgraça do mundo. Só o PT ‘eleitoral’ não vê isso?!”
__________________________________

Traduzido pelo Coletivo Vila Mandinga



O encontro trilateral de Rússia, Índia e China à margem do G20 em Buenos Aires dia 1/12 revelou-se um evento histórico, um marco na história da segurança da Ásia e da política global. O já chamado formato RIC deu um salto adiante, com os líderes dos três países decidindo “manter outros desses encontros trilaterais nas reuniões multilaterais” – para citar declarações do Ministério de Relações Exteriores da Índia.

Especialmente interessante é que o presidente Vladimir Putin da Rússia tomou a iniciativa, e os dois outros, o primeiro-ministro da Índia Narendra Modi e da China, presidente Xi Jinping imediatamente abraçaram a ideia. Os três estavam intensamente conscientes do contexto real em que o encontro aconteceu.

Falaram do imperativo que é hoje a cooperação coordenada entre seus países, para que se enfrentem os desafios da segurança e do desenvolvimento. Repetidas vezes enfatizaram a importância de se promoverem o sistema multilateral, a democratização da ordem internacional e a paz e estabilidade do mundo.

Não por acaso, a fala do primeiro-ministro Modi foi a mais enfática e específica. Modi observou que a reunião gerava “uma oportunidade para que se discutissem livre e abertamente alguns temas cruciais, que hoje causam apreensão no plano global”. Modi continuou:

“Senhores, sem dúvida o mundo hoje passa por mudanças sérias, grave instabilidade e crescentes tensões geopolíticas. A liderança global enfrenta pressão grave. As relações multilaterais e a ordem mundial baseada em regras comuns para todos estão cada dia mais violentamente rejeitadas por vários grupos unilaterais, transnacionais e locais, e por diferentes nações em todo o mundo. É o que todos vemos acontecer, com sanções impostas sem autorização da ONU, enquanto medidas protecionistas vão ganhando fôlego.”
“A Agenda de Desenvolvimento de Doha nos marcos da Organização Mundial do Comércio fracassou. Desde o Acordo de Paris não vimos o necessário nível de atenção financeira, dos países desenvolvidos, para ajudar os países em desenvolvimento. Assim sendo, no que tenha a ver com atenção à preservação do meio ambiente, a justiça corre grave risco. Ainda estamos muito longe de alcançarmos os objetivos do desenvolvimento sustentável.”

A crítica quase explícita de Modi, às políticas dos EUA, não passará despercebida. Os três líderes destacaram que Rússia, Índia e China têm importante papel de liderança no atual quadro internacional e reconheceram a necessidade de reforçar o mecanismo de cooperação trilateral de Rússia, Índia e China, os RIC.

A cúpula dos RIC em Buenos Aires pode ser vista como a evolução lógica das mudanças que estão em curso na geopolítica da região do Pacífico Asiático em tempos recentes. Apesar de robustos esforços dos EUA, os países da região resistem a se identificar com os barulhentos movimentos do governo Trump contra a China. Dito em termos simples, ninguém quer se envolver nas políticas erráticas e imprevisíveis dos EUA

Por outro lado, a capacidade dos EUA para dominar militarmente a China está diminuindo rapidamente, com a China expandindo sua influência no sudeste da Ásia e no Pacífico ocidental, que, tradicionalmente, foi “esfera de influência” exclusiva dos EUA.

O projeto de “EUA em primeiro lugar” do governo Trump afastou países asiáticos como a Índia, ao qual só interessa relacionar-se com os EUA se for relacionamento baseado no respeito mútuo e para benefício dos dois lados.

Do ponto de vista da Índia, especialmente, Modi mostrou entusiasmo com a iniciativa de Putin, de formatar uma reunião trilateral, para os países RIC. É preciso contudo explicar melhor o cálculo de Modi. 

O primeiro-ministro da Índia não apenas fez renascer as cálidas relações Índia-Rússia, que entraram em atrofia na última década; ele vê a parceria como uma âncora extra, âncora de segurança, a proteger a autonomia estratégica da Índia. Em retrospecto, o encontro informal de Modi com Putin em Sochi foi momento de definição das estratégias regionais e globais da Índia no ambiente internacional tão altamente volátil.

Em outubro, Modi já tomara a importante, corajosa decisão de fazer avançar o negócio da compra do sistema S-400 de mísseis russos, já diante de descomunal pressão dos EUA. Essa decisão é evidência muito clara de que o primeiro-ministro está decidido a construir e manter política exterior de independência. Na verdade, a reunião trilateral dos RIC aconteceu imediatamente depois de o presidente Trump ter cancelado, no último instante, a reunião agendada com Putin.

Em segundo lugar, Modi está trabalhando para fazer acontecer o consenso que estabeleceu com o presidente Xi, no encontro informal que tiveram em abril, em Wuhan. Índia e China intensificaram seus contatos bilaterais com vistas a ampliar a comunicação estratégica entre os dois países. Modi encontrou-se três vezes com Xi, só nos últimos meses, a partir de abril. (A reunião “bilateral” Modi-Trump aconteceu em novembro de 2017.)

O afastamento, em relação às políticas dos EUA para conter a China, que a Índia está calibrando cuidadosamente, foi articulado com perfeita clareza por Modi em importante discurso no Diálogo de Xangrilá, em Cingapura, dia 1º de junho, quando procurou abordagem inclusiva na questão da segurança do Pacífico Asiático.

O “espírito Wuhan” produziu resultados positivos. As tensões na fronteira Índia-China foram reduzidas e agora o foco é construir confiança, para que adiante se trate da disputa de fronteira. Recentemente, o embaixador chinês na Índia disse que as relações bilaterais conhecem hoje um dos melhores períodos de toda a história.

Pode-se conjecturar que Putin rapidamente colheu o momento para ligar os pontos em nível de reunião oficial de cúpula, e apresentar a proposta de um novo formato RIC [do qual o (B)rasil está sendo amputado pelo governo Bolsonaro & STF-com-tudo e jogado no abismo da dependência mais acanalhada (NTs)]. 

A ideia já havia sido exposta originalmente em 1998* pelo então ministro de Relações Exteriores da Rússia e importante pensador-estrategista Evgeniy Primakov, mas estava à frente de seu tempo. Vinte anos depois, é visível que o formato RIC absolutamente não precisa impor limitações às políticas independentes e sem modelagem ‘de bloco’, da China e/ou da Índia [e o Brasil, em 2016, já foi amputado, pelos EUA, do formato].

Enquanto isso, ao longo dessas duas décadas, o chamado “Triângulo Primakov” também engendrou um vetor oriental na política externa russa, com Moscou priorizando o fortalecimento de suas relações com países asiáticos. Muito importante, o ponto forte da doutrina Primakov – o foco na cooperação multilateral e em instituições multilaterais – provou ser visão ampla e de longo e efetivo alcance e ganhou relevância.

Tudo isso considerado, a Rússia vê o formato RIC e correspondente mecanismo de diálogo como elemento indispensável de diplomacia assumidamente multilateral que dá peso aos processos que levam na direção de se estabelecer uma ordem mundial justa. É preciso ainda esperar para ver como o formato RIC evoluirá no nível de cúpula como triangulação estratégica.

Há um grau de assimetria dentro do grupo RIC, dado que a Rússia mantêm relações militares e políticas próximas com os dois outros estados, China e Índia, o que não acontece entre China e Índia. Mais uma vez, Índia e China têm forte interesse na parceria econômica com o ocidente. Nem Índia ou China estão buscando qualquer aliança “antiocidental”. Mas o formato RIC é suficientemente flexível para dar espaço à discussão sobre o amplo alcance dos problemas internacionais.

Politicamente, a atitude de China e Índia vis-à-vis ao formato RIC continua a ser pragmática, dado que buscam e intensificam relações de cooperação com o ocidente e com a Rússia. Mas na fase pós-Wuhan, Índia e China provavelmente visualizarão o potencial do clube de discussão RIC para criar tração para a normalização sino-indiana. E a Rússia pode desempenhar papel único, histórico, ao estimular essa confiança estratégica.

Em que medida Modi e Putin discutiram ‘sinceramente’ essa faceta do processo RIC quando tiveram conversações “intensas” em Sochi, em maio, ainda não se sabe, mas estão trabalhando num modelo-matriz. Pode-se supor que Rússia e China também têm interesse comum em encorajar a autonomia estratégica da Índia.

Com o tempo, o formato trilateral RIC está destinado a se configurar como grande modelo para o desenvolvimento de negociações para segurança regional e internacional e desenvolvimento global. Alto grau de relação pessoal já está construído entre Putin, Modi e Xi. Chama a atenção, desde já, nessa cúpula RIC, a congruência estratégica entre as declarações oficiais de russos, indianos e chineses.*******


5 comentários:

Anônimo disse...

E ai Pedro, vc tá ai. Tenho certeza que está.

Você disse uma coisa que me deixou em alerta. Alias nôs dissemos a mesma coisa, so que vc foi mais explicito. Eu tenho um certo receio de ser tão claro. A Frase : "O PT (de Lula) sempre teve essa clareza pragmática". Eu tive que criar uma teoria para poder acreditar nessa frase.Até por que ,se eu não acreditar nisso, eu não mais razões para votar no partido.
A teoria?. Vou falar bobagem, mais é o que eu acho.

Por que o PT se defendeu tão mal, desde o mensalão?. Diria que sempre foi pífia.Tem coisas nesse julgamento que a mídia(alternativa) falava, mas não eram levadas aos tribunais (coisas a respeito de ilegalidades,etc). Por que o Joaquim Barbosa se retirou do STF?. Por que a Dilma nunca usou as leis prá se defender?. Lembro que no caso da divulgação da conversa telefônica entre a Dilma e o Lula, ela poderia invocar a Lei de Segurança Nacional. Cadeia para os responsáveis. São tantos os absurdos que ocorrem desde o mensalão e até os dias de hoje, que eu só posso acreditar que isso foi premeditado pelo partido. Coisa do tipo:vamos até o fim com isso porque só assim chegaremos num ponto de ruptura. Resumindo (bem resumido e mal explicado -?-), só assim para acreditar que "O PT (de Lula) sempre teve essa clareza pragmática". Eu acredito na minha teoria, por que eu quero crer que o PT sabe muuuuuuito mais do que eu. Só finalizando : nesse caso o PT se resume à Lula, Zé Dirceu e Gilberto de Carvalho ( a Dilma se incorporou mais tarde).

Cara, agora quero ver vc dizer que eu estou certo.

PS.: e ai Dario, tem alguma opinião a respeito? (comenta como anonimo. Aqui é legal por que eu não preciso me logar prá fazer um comentário) E sempre...OBRIGADO.

Anônimo disse...

"Só o PT ‘eleitoral’ não vê isso?!”

Ou eles são muito burros ou é premeditado. Cara ou coroa?.

Anônimo disse...

Não sou quem você deseja que te respondesse, mas acredito que são muito burros mesmo. Até o presente me nego a acreditar que as coisas tomaram este rumo por competência dos direitoides alienados, sinto que tudo foi fraqueza interna, de gente que tinha o poder na mão e vacilou de mais.

Anônimo disse...

Senhores, esse trecho entre aspas a seguir, não consta do artigo do Sr. BHADRAKUMAR :"e apresentar a proposta de um novo formato RIC [do qual o (B)rasil está sendo amputado pelo governo Bolsonaro & STF-com-tudo e jogado no abismo da dependência mais acanalhada". O sr. V. V. Putin não precisa descer ao nível da política brasileira para implementar sua genialidade estratégica...

Anônimo disse...

Importante nisto comentado, acima, ressalvo que os países do RIC têm soberania . O Brasil não tem e parece não ter a mínima vontade em tê-la, pois trás muita responsabilidade e coragem. O Brasil ainda prefere ser quintal dos ANGLO_SIONISTAS, sendo assim o País nunca decolará.