quarta-feira, 13 de julho de 2016

Como 'Liberais' dos EUA e UK capam direitos dos próprios partidos e quadros

13.07.2016, Moon of Alabama



Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu



Os establishments do partido "liberal" nos EUA e na Grã-Bretanha [e no Brasil é igualzinho! (NTs)], dentro dos Democratas e do Partido Labour [e, no Brasil, dentro do PT (NTs)], estão unidos no descaso com que consideram opiniões dos membros. Só o establishment liberal quer decidir sobre as posições que o partido deva assumir. Querem assegurar que não haja alternativa ao que decidam e ao como decidam. É elitismo do pior tipo, que já nem se incomoda de fingir que seria democrático. Será que isso dá(ria) conta dos "valores partilhados" dos liberais?

Bernie Sanders dobrou-se. E dobrou-se sem ter arrancado qualquer concessão significativa de Hillary Clinton fosse no campo programático ou pessoal (pelo menos, tanto quanto sabemos). Endossou a candidatura Clinton à presidência, mesmo sem que Clinton tivesse cedido qualquer mínimo espaço às opiniões dos eleitores de Sanders. É o mesmo que desautorizar e capar direitos das pessoas e grupos que apoiaram a candidatura dele.

Quem disse precisamente o que havia a ser dito foi Trump:


Donald J. Trump @realDonaldTrump - 7:01pm · 12 Jul 2016
Bernie Sanders apoiar a sem-princípios [orig. crooked] Hillary Clinton é o mesmo que "Occupy Wall Street" apoiar Goldman Sachs.

e também

Donald J. Trump @realDonaldTrump - 7:03pm · 12 Jul 2016
Bernie desertou e abandonou seus apoiadores, ao declarar apoio à sem-princípios Hillary Clinton que é pró-guerra, pró-TPP e pró-Wall Street.

Perfeitamente válido e acertado. Acho muito difícil discordar de Trump nesses pontos.

Muito mais honrado para Sanders seria abster-se de apoiar outros candidatos ou concorrer como independente ou pelo Partido Verde. Seria admitir a derrota, mas com honra. Teria pressionado os Democratas a parar a corrida em que estão empenhados rumo à direita dos Republicanos.

Conto com que o voto de protesto "Hillary Não!" apareça muito forte nas eleições de novembro. Ainda há muita coisa podre a ser desenterrada sobre ela e a fundação da família toda. Trump se recuperará dos números ruins que têm obtido nas pesquisas, quando a mídia-empresa voltar à conversa de "disputa apertada", que é o que rende dinheiro aos veículos e às agências de pesquisa. Ainda há chance decente de vitória para Trump.

Isso dito – hoje é a primeira vez –, tenho de reconhecer que Clinton pode, sim, ser eleita. Mas só será eleita se o comparecimento às urnas for o mais baixo de todos os tempos, e a legitimidade da eleita também. Não haverá vencedores Democratas no Senado e na Câmara de Representantes. Clinton será mais um(a) presidente(a) Republicano(a), dos que só representam uma minoria que baterá todos os recordes de insignificância numérica.

As ruínas das eleições do outro lado do Atlântico não são menos deprimentes. "Corbyn não pode ter votos" – gritam os Blairistas anti-Corbyn. Por causa disso, eles têm de recorrer aos truques mais sujos para torpedear os eleitores de Corbyn. Os eleitores de Corbyn não têm autorização para votar numa eleição para a liderança do Labour... porque 'têm lado' (são eleitores de Corbyn). Como é possível que essa "lógica" e essa manobra seja legal?


Jeremy Corbyn festejou a decisão da Comissão Executiva Nacional [ing. national executive committee (NEC)] do Partido Labour que decidiu que seu nome apareceria automaticamente na cédula eleitoral na disputa pela liderança inventada por Angela Eagle.

...

Mas, em decisão à parte, tomada depois que Corbyn já deixara a sala, a mesma NEC decidiu que só os que fossem membros há mais de seis meses teriam direito a voto – e novos apoiadores teriam dois dias para registrar-se como apoiadores para votar na disputa, mas só se pagassem £25 – muito mais que as £3 que muitos dos apoiadores de Corbyn pagaram na eleição do ano passado.


Se essa decisão foi mantida, cerca de 100 mil novos membros do partido, que se alistaram para apoiar Corbyn, terão de pagar uma taxa 'eleitoral' de £25, ou serão impedidos de votar. E isso quando o website do Partido Labour prometeu-lhes quando se filiaram:


Até onde a filiação pode me levar?
Como membro do Partido Labour, você se torna parte do time. Torna-se elegível em eleições para a liderança, pode ajudar a modelar a política do partido, pode participar de reuniões locais e pode até ser candidato.

________________________


Corbyn talvez precise de advogados, para pôr ordem no comitê central do Partido dos Trabalhadores da Grã-Bretanha.

Resta-nos esperar que ele vença a eleição para novo líder do Labour. O establishment dos Trabalhistas fede como os estábulos de Áugias, e o partido precisa de faxina hercúlea em casa.*****


Nenhum comentário: