sábado, 9 de julho de 2016

OTAN perde apoio, por F. William Engdahl

08.07.2016, F. William Engdahl, Katehon


Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu



A reunião de cúpula da OTAN em Varsóvia é parte do velho mesmo "Jogo da Franga" nuclear. Washington e os generais da OTAN tentam provocar a Rússia e levá-la a escalar tensões, porque alguns círculos nos EUA estão começando a se desesperar com a diminuição do poder dos EUA no mundo. De fato, há motivos para desesperar. Estão realmente perdendo poder. Veem uma escalada militar como o único evento que poderia recuperar o controle para os EUA. A alocação de tropas na Europa Oriental nas fronteiras da Bielorrússia e da Rússia é provocação extrema. – Aquelas tropas são absolutamente desnecessárias para a segurança da Polônia ou dos Estados Bálticos. O movimento da OTAN é tolo.

A Rússia já deixou muito claro que sabe que não é ela quem está no papel de agressor nessa situação. Desde o golpe de estado que Washington aplicou em Kiev, a OTAN tem mantido suas armas ali por perto, tentando de tudo para provocar a Rússia a fazer o chamado "movimento de 1º ataque". Mas a Rússia não se deixa enganar – o que só faz aumentar a frustração em Washington, especialmente no complexo industrial militar. É indispensável que criem uma nova guerra contra a Rússia. Mas não está funcionando. Esse é o fato realmente importante. Tudo se resume a patéticas tentativas de criar guerras, tentando manter-se agarrados ao poder.

Mas não há como não ver que estão perdendo o poder – basta ver o Brexit. A União Europeia está em lento processo de dissolução, um estado depois do outro. Já se tomaram todas as medidas para manter coesa a UE, sem qualquer resultado. E a OTAN só faz acrescentar mais caos, em vez de oferecer estabilidade. Já há forte oposição em vários países da UE a qualquer tipo de provocações, por Washington, contra a Rússia. O ministro de Relações Exteriores da Alemanha já o disse abertamente.

As provocações da OTAN contra a Rússia são inúteis. Há forte oposição sob a superfície. Políticos podem fingir que nada acontece e que está tudo bem com a OTAN, mas na realidade há grande ansiedade. Os alemães não querem outra guerra com a Rússia. O terrível horror da última ainda os assusta. Mas os EUA só veem, do mundo, os EUA. Vivemos situação extraordinária. Quanto mais os falcões nos EUA empurram na direção da guerra, mais aumenta a resistência dentro da Europa.*****

Nenhum comentário: