domingo, 17 de julho de 2016

Relatório de Situação/Situation Report, SITREP Golpe militar na Turquia

16/7/2016, Scott Humor, The Vineyard of the Saker 


Traduzido pelo Coletivo Vila Vudu


O golpe militar pró-OTAN fracassou em bem poucas horas. Os rebeldes fecharam imediatamente o Estreito de Dardanelos a todos os navios, para impedir que navios russos continuassem indo à Síria e voltando. Os organizadores do golpe queriam relações mais próximas com a OTAN e com Washington. Os turcos querem relações mais próximas com a Rússia, não com Washington. Os turcos querem sobreviver e comer, e manter-se aquecidos no próximo inverno. Para isso, precisam do mercado da Rússia e do gás russo. Todos já sabem que qualquer golpe pró-Washington significa guerra, ocupação do território, colapso da economia, miséria e morte de civis. Todos falam da Ucrânia, como exemplo do qual aprender.


1.   O primeiro-ministro da Turquia disse que país que protege o líder oposicionista Gulan – que se acredita seja um dos organizadores do golpe militar – não pode ser amigo da Turquia. Desnecessário dizer que ele fala dos EUA. O que há é um grande passo da Turquia na direção da Rússia e da Eurásia e para longe do 'ocidente'.

Parece que a Turquia decidiu que o lado contra-ocidente venceu o impasse com o ocidente, e que, afinal, os turcos não são, mesmo, 'europeus'.
2.   Fala o prefeito de Ancara: Jato russo foi derrubado por gente leal à parte golpista do governo e por um seguidor do clérigo radical Gulen, para destruir as relações entre Turquia e Rússia.
3.   Erdogan mostra ser um milagre de resistência política. Não é um Yanukovich ucraniano, que vive escondido em Rostov. Para os que dizem que os militares "queriam" dar mais liberdade ao povo e resolver politicamente o problema curdo.

O golpe militar na Turquia foi pró-Washington e pro-OTAN e contra a Rússia. Basta entender isso. Ninguém precisa saber mais que isso.

Não apoio as políticas de Erdogan de manter muitos presos, inclusive oficiais militares e jornalistas, mas Erdogan é bom para a Rússia. Uma 'Maidan' na Turquia, e Washington reinando sobre a Turquia, seria realmente devastador.
4.   No início do golpe, a mídia-empresa ocidental e todos os ditos 'especialistas' e analistas militares mostraram-se favoráveis ao golpe. A Casa Branca, em silêncio. A Casa Branca manifestou apoio a Erdogan pela conta no Twitter, mas só depois que já não havia dúvida de que o golpe fracassara. Washington só é amiga para os dias de sol e brisa.
5.   Depois que o golpe fracassara, Donald Tusk apareceu, furioso, para dizer que agora a UE mudará suas relações com a Turquia. Oh, que ironia! Nem posso comentar já, tal a profundidade da ironia.

Agora, na página oficial da UE, lá está, manifestando apoio a Erdogan "democraticamente eleito". Hehehe….

Todo o governo da UE está nesse momento na Mongólia, tentando persuadir os mongóis de que são nação verdadeiramente europeia e que, assim sendo, devem posicionar-se contra regimes antidemocráticos como Rússia e China. Os mongóis ouvem e acenam polidamente com a cabeça, enquanto pensam: "Boa coisa não querem, esses diabos branquelos"...
6.   Para futuras referências: a internet russa está a pleno vapor discutindo como as pessoas reagirão, se houver golpe contra Putin: iriam todos para as ruas apoiar o presidente no país inteiro e exigir ação firme das Forças de Segurança Nacional da Federação Russa, FSB.
8.   Agora, o mais importante para a Turquia e ter boas relações com a Rússia.
9.   O primeiro-ministro da Turquia acaba de dizer que o [gasoduto russo] Ramo Turco [ing. Turkish stream] é muito importante para a Turquia.
10.       A Internet está cheia de imagens de Erdogan ganhando "um Oscar", pelo desempenho em cena.
11.       A mídia-empresa ucronazista chora que a Turquia não é democrática e que Erdogan "tem de sair".
12.       Soldados turcos, presos pelo golpe, dizem que foram informados de que participariam de um exercício. Nada sabiam de golpe e nada queriam ter a ver com ele.
13.       Veja imagem no Twitter
#EUA #OTAN #Incirlik Base aérea na #Turquia está fechada e energia elétrica foi cortada. Gov tenta assumir controle sobre a base
 
14.       RIA NovostiTASS e RT noticiam que participantes do golpe assumiram o controle da fragata Yavuz e sequestraram o comandante da Marinha Turca
Um grupo de apoiadores do golpe tomou a fragata Yavuz na principal base naval da Turquia, Golcuk. Também está em mãos de rebeldes o comanadante da Marinha Turca, como noticia a agência Reuters citando fonte militar grega.
RIA Novosti também noticiou que golpistas assumiram o controle da fragata Yavuz.
15.       Oito membros do golpe militar pousaram na Grécia, a bordo de um helicóptero militar turco, e pediram asilo político. Grécia devolverá a Ancara o helicóptero. E aos fugitivos "serão aplicados os procedimentos prescritos na lei internacional" – disse a porta-voz do governo grego. 


Nenhum comentário: