sexta-feira, 6 de maio de 2011

Egito e Israel rumo a Crise

Sex 06 de maio de 2011 02:42
Por Jonathan Cook - Nazaré

Extraído do site beforeitsnews.com
tradução singela de Dario

Autoridades israelenses expressaram alarme por uma sucessão de movimentos feitos pelo governo interino egípcio que interpretam como sinal de uma iminente crise nas relações com Cairo.

O fosso foi alargado, ressaltaram ontem, quando líderes das facções palestinas rivais Hamas e Fatah assinaram um pacto de reconciliação na capital egípcia. O papel secreto do Egito na mediação do acordo da semana passada pegou tanto Israel quanto os Estados Unidos de surpresa.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, chamou a operação de "um tremendo golpe para a paz e uma grande vitória para o terrorismo".

Vários outros desenvolvimentos acentuaram as preocupações de Israel sobre as suas relações com o Egipto, incluindo sinais que Cairo pretende renovar os laços com o Irã e renegociar um contrato de longa data de fornecimento a Israel de gás natural.

Ainda mais preocupante para as autoridades israelenses são os planos comunicados pelas autoridades egípcias para abrir a passagem de Rafah, em Gaza, fechada nos últimos quatro anos, como parte de um bloqueio pró-Ocidente projetado para enfraquecer o Hamas, grupo islâmico que comanda o enclave.

O Egito está trabalhando nos detalhes para abrir permanentemente a fronteira, afirmou um oficial do ministério egípcio dos Negócios Estrangeiros à agência de notícias Reuters no domingo. Como resultado, o bloqueio deverá efetivamente chegar a um fim.

No mesmo dia, o ministro egípcio do Exterior, Nabil Elaraby, chamado nos Estados Unidos a reconhecer um Estado palestino - em referência a um movimento esperado em setembro por Mahmoud Abbas, o presidente palestino, para buscar o reconhecimento de um Estado palestino nas Nações Unidas.

Israel e os EUA têm insistido que os palestinos podem alcançar a soberania apenas através de negociações com Israel. As conversações estão moribundas desde que Israel se recusou em setembro do ano passado a renovar o congelamento parcial da construção de assentamentos na Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Segundo analistas, o governo interino do Egito, sob a pressão popular, está conscientemente se distanciando de algumas das principais políticas para Israel e os palestinos seguidas por Hosni Mubarak, o presidente egípcio derrubado por uma revolta popular em fevereiro.

Mubarak foi amplamente favorável à política de Israel e do bloqueio de Washington para conter a influência do Hamas. O Egito recebe mais de US $ 1,3 bilhões anuais em ajuda dos EUA, perdendo apenas para Israel.

Mas o humor popular no Egito parece estar se voltando contra os estreitos laços diplomáticos com Israel.

Uma pesquisa publicada na semana passada pelo Pew Research Center mostrou que 54 por cento dos egípcios apoiariam a anulação do tratado de paz de 1979 com Israel, com apenas 36 por cento querendo mantê-lo.

O Jornal diário israelense Yedioth Aharonot informou esta semana que sites de mídia social egípcios tinham convocado uma manifestação de massas em frente a embaixada israelense, exigindo a expulsão do embaixador, Yitzhak Levanon.

Em comentários anônimos a vários meios de comunicação na semana passada, altos funcionários israelenses criticaram a nova linha da política externa do Egito. Um deles disse ao Wall Street Journal que os últimos movimentos do Cairo poderiam "afetar a segurança nacional de Israel a um nível estratégico".

Outro funcionário não identificado disse ao Jerusalem Post que "a melhoria das relações entre o Egito eo Hamas" pode permitir que o movimento islâmico se transforme em uma "máquina de terrorismo militar formidável".

Silvan Shalom, vice-premier de Israel, disse à Rádio Israel neste domingo que Israel deve se preparar para mudanças significativas na política egípcia, que permitiria ao Irã para aumentar sua influência na Faixa de Gaza.

chefe do Staff Egípcio, Sami Hafez Anan, respondeu com desdém em sua página no Facebook a tais afirmações, dizendo: "Israel não tem direito de interferir. Este é um assunto entre egípcios e palestinos."

Em um sinal do pânico israelense, Netanyahu tem considerando enviar de seu assessor especial, Isaac Molho, ao Cairo para conversas com o governo interino.

Nas últimas semanas, Netanyahu tem se queixado repetidamente em visitas a embaixadores europeus e políticos dos EUA sobre o que ele considera como um clima novo e mais hostil no Egito.

Final do mês passado Elaraby disse que o Egito estava pronto para "virar uma nova página" nas relações com Teerã, que foram cortadas após a assinatura do tratado de paz egípcio-israelense há mais de três décadas atrás.

Oficiais egípcios também alertaram que o fornecimento de gás natural para Israel pode ser interrompido. O oleoduto foi atacado duas vezes no lado egípcio, inclusive na semana passada, em atos supostamente de sabotagem.

Mesmo que o Egipto continue o fluxo de gás, é quase certo que insistirão em um aumento acentuado do preço, na sequência de relatórios que indicam que Mubarak e outros funcionários estão sendo investigados por acusações de corrupção, relativas a contratos de fornecimento de gás sub-valorizados a Israel.

Yoram Meital, especialista em relações israelo-egípcio da Universidade Ben Gurion, em Beersheva, disse que a mudança na política do Egito para Gaza, ameaça "provocar uma grave crise nas relações egípcio-israelense", por prejudicar a política de Israel de isolar o Hamas.

Com a derrubada do regime autoritário de Mubarak, observou Meital, o governo egípcio está sob pressão para ser mais sensível à opinião pública local.

"Estamos no início desta crise, mas não estamos lá ainda. No entanto, há espaço para uma deterioração muito mais acentuada nas relações nos próximos meses", disse ele.

Analistas disseram que o Cairo queria restaurar o seu papel tradicional de liderança no mundo árabe e acredita que foi prejudicado por seus laços com Israel.

Menha Bahoum, um porta-voz do ministério do Exterior egípcio, disse ao New York Times na semana passada: "Estamos abrindo uma nova página do Egito, que está retomando seu papel que que abdicou no passado.."

Essa avaliação é compartilhada pelo Hamas e Fatah, que contam com a ajuda do Egito, disse Menachem Klein, professor de política na Universidade Bar Ilan.

Ele observou que Abbas havia perdido seu principal patrocinador árabe sob a forma de Mubarak, e que a base da liderança do Hamas na Síria era precária, dada a atual reviravolta.

Com a crescente demanda do público para a reconciliação palestina, nenhuma das facções poderiam se dar ao luxo de ignorar a onda de mudança que varre o mundo árabe, disse ele.

Meital disse: "Estamos entrando em um novo capítulo na história da região e políticos israelitas e o público ainda não estão nem perto de entender o que está ocorrendo".

- Jonathan Cook é escritor e jornalista baseado em Nazaré, Israel. Seus últimos livros são "Israel eo Choque de Civilizações: o Iraque, o Irão eo plano para refazer o Oriente Médio" (Pluto Press) e "Disappearing Palestine: Experiências de Israel em desespero humano" (Zed Books). Ele contribuiu com este artigo para PalestineChronicle.com. Visite: www.jkcook.net .

Nenhum comentário: