segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Boas notícias de paz, de Pyongyang (sem consultar EUA, por Pepe Escobar

Pepe Escobar, Facebook, 14/10/2018, 8h47, hora de Brasília

Traduzido pelo Coletivo Vila Mandinga


Pyongyang, 11/10/2018 (KCNA) – Distribuído hoje press-release conjunto, assinado pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC); Federação Russa (Rússia) e República Popular da China (RPC, China), representados pelos respectivos vice-ministros de Relações Exteriores, reunidos em Moscou, dia 9/10/2018

O press-release conjunto diz:

“Choe Son Hui, vice-ministro de Relações Exteriores da RPDC, Igor Morgulov, vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, e Kong Xuanyou, vice-ministro de Relações Exteriores da RPC, reuniram-se em negociações tripartites sobre a questão da Península Coreana, em Moscou, dia 9/10/2018.
As três partes alcançaram um consenso de pontos de vista, pelo qual todas as questões relacionadas à Península Coreana devem ser resolvidas por via pacífica, política e diplomática.
As três partes consideram valiosíssimos os esforços dos países empenhados em encontrar solução política para a questão da Península Coreana e que manifestaram apoio às negociações entre a RPDC e os EUA; e entre norte e sul da Coreia, para afastar temores e superar obstáculos que haja nessa relação.
As três partes reafirmaram o desejo de desnuclearizar a Península Coreana e de estabelecer ali um regime de paz.
As três partes partilham o entendimento de que esses processos devem ser simultâneos e tratados de modo a que possam avançar estágio-a-estágio, dando-se precedência à construção de confiança; e de que devem ser acompanhados por medidas correspondentes pelos países dos quais se trata.
Reconhecendo os passos práticos significativos na direção da desnuclearização já tomados pela RPDC, as três partes alcançaram um consenso quanto à necessidade de o Conselho de Segurança da ONU ativar o processo para ajustar, em tempo, sanções sobre a RPDC.
As três partes reforçam sua posição comum contra sanções independentes.
Nas negociações, discutiu-se também em detalhe a necessidade de consolidar a cooperação bilateral ou multilateral entre os países relevantes, com vistas a estabelecer regime de paz duradoura na Península Coreana.
As três partes decidiram dar prosseguimento às conversações.****** FIM DO PRESS-RELEASE******






Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não entendo porque potencias nucleares como a Rússia, EUA e China ficam querendo a todo custo desnuclearizar o resto do mundo. Por que não comecam por si mesmos?