28/4/2017, South Front [e vídeo com mapas]
Recomeçaram os combates no distrito de Al-Qaboun no leste de Damasco, onde o Exército Árabe Sírio (EAS) captura novos pontos antes controlados pelo grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e aliados. O Exército Árabe Sírio detectou um túnel que conectava várias posições dos militantes naquele distrito, e destruiu-o. Ahrar al-Sham divulgou que seus militantes atingiram dois tanques do EAS no distrito de Al-Qaboun.
No início dessa semana, o Exército Árabe Sírio lançou uma operação contra o ISIS no deserto de Damasco a leste da capital síria. Até aqui, o EAS avança na direção do deserto Al-Sham em torno da usina de energia elétrica de Tishreen, tendo avançado cerca de 6 quilômetros. Forças do estado sírio noticiam pesadas baixas entre membros do ISIS.
Houve também algumas notícias sobre o desmonte de três estações de espionagem e 'embaralhamento de sinais' [ing. jamming stations], pelo EAS na área. As estações eram usadas para monitoras o Aeroporto Internacional de Damasco e o Aeroporto Marj al-Sultan.
As Forças Tigre [ing. Tiger Forces], o 5º Corpo de Assalto, ala militar do Partido Nacionalista Social Sírio e outras unidades pró-governo persistem nos esforços para avançar contra Hayat Tahrir al-Sham em Hama, no norte. Combates agora principalmente em áreas próximas de Massanah e Zilaqiat. Tropas do governo tentam chegar a al-Lataminah, para sitiar essa importante base dos militantes.
Na província de Homs, forças do governo capturaram o batalhão abandonado ao norte da base aérea T4 e várias áreas estratégicas próximas do campo de gás de Al-Mahr. Soldados do 5º Corpo de Assalto retomaram no início dessa semana o campo de gás de Al-Sha. Separadamente, o EAS repeliu um ataque do ISIS na área de Al-Sukari, ao sul de Palmyra. O ISIS divulgou que quatro soldados sírios teriam sido mortos nos combates.
O ISIS deslocou alguns reforços para o leste de Homs, depois de avanços significativos obtidos pela Exército Árabe Sírio e pelo Exército Sírio Livre no deserto de Palmyra e Damasco. o ISIS tenta manter presença nessa área, para impedir novos avanços de forças anti-ISIS ao longo da fronteira sírio-iraquiana.
As Forças Democráticas Sírias [ing. Syrian Democratic Forces (SDF)] apoiadas pelos EUA mantiveram suas operações contra o ISIS nos distritos de Al-Wahbe e Al-Iza’a na parte sul de Tabqa na província de Raqqah.
Em confrontos recentes, as SDF reportaram ter matado 20 militantes do ISIS e capturado 10 outros. As SDF também destruíram quatro veículos do ISIS e capturaram um depósito de armas e um tanque nos distritos ao sul de Tabqa. A operação das SDF são ativamente apoiadas por conselheiros militares e força aérea da coalizão chefiada pelos EUA.
As SDF distribuíram declaração oficial condenando ataques aéreos turcos contra milícias curdas no norte da Síria, e conclamaram a comunidade internacional a forçar a Turquia a evitar essas ações.
Enquanto isso, combatentes do YPG curdo atacaram um ponto da defesa aérea turca na fronteira sírio-turca. Membros do YPG destruíram um veículo com radar e um veículo de comando com sistema de mísseis antitanque teleguiados [ing. Anti-Tank Guided Missile, ATGM] em resposta aos ataques aéreos e da artilharia turca contra alvos aliados do YPG no norte da Síria.
Aviões da Força Aérea de Israel bombardearam a área do Aeroporto Internacional de Damasco na madrugada da 5ª-feira – informou pelowebsite o Ministério de Defesa da Síria. Segundo a declaração, ataques aéreos atingiram objetos em áreas no sudoeste do aeroporto internacional. O Ministério confirmou que os ataques causaram alguns danos e negou que tenha havido baixas. A declaração informa também que os ataques aéreos israelenses visam a dar apoio a grupos terroristas na Síria. Segundo noticiário da mídia, teriam sido pelo menos cinco ataques aéreos na área do aeroporto entre aproximadamente 3h e 3h30 da madrugada, hora local. Agência Reuters noticiou (citandos fontes próprias) que os ataques aéreos teriam atingido uma instalação militar operada pelo Hezbollah.*****
Nenhum comentário:
Postar um comentário