sábado, 9 de março de 2019

"Trump precisa muito conversar com o Irã. Já pediu diretamente 8 vezes. Rejeitamos sempre."

7/3/2019, Teerã, FarsNews

Irã: Presidente, governo e militares que se dão ao respeito 

Traduzido pelo Coletivo Vila Mandinga



O presidente Hassan Rouhani do Irã disse que rejeitou oito pedidos do presidente Donald Trump dos EUA, feitos durante sua estadia em 2017, nos EUA, quando participou da Assembleia Geral da ONU, para conversações com Irã. Rouhani repetiu que persiste até hoje a condição absoluta para qualquer contato: que Washington volte a se integrar ao acordo nuclear de 2015.

"Hoje só podemos escolher a via da Resistência. Quando estive em New York em 2017, o governo dos EUA solicitou oito vezes que recebêssemos o presidente norte-americano. E em 2018, cinco líderes mundiais tentaram mediar o mesmo encontro. Respondi a todos que o momento e as atuais condições não são adequadas. Antes, os EUA têm de se reintegrar ao acordo nuclear e reconhecer que erraram" – disse o presidente Rouhani, falando, na 5ª-feira, a funcionários do conselho administrativo da província de Gilan.

"É evidente que precisam negociar. Também gostamos de negociar, sempre fomos favoráveis a negociar. Como especialista em negociações, eu mesmo tenho dito e repetido que não tememos nenhuma mesa de negociação. Nossa lógica é tão forte e consistente que podemos enfrentar qualquer negociador, funcionário dos EUA ou qualquer outro" – completou.

O presidente Rouhani destacou que o Irã tampouco teme o combate. Os militares iranianos amam o próprio país e não cederão num só de nossos interesses nacionais.

Altas fontes diplomáticas em Teerã revelaram que, mês passado, Trump tentou insistentemente abrir um canal de conversação direta com o presidente iraniano, e que cogitava de viajar ao Irã.

"As sanções que os EUA tentam impor ao Irã não estão funcionando, dentre outros motivos por que há 'exceções' demais, muitos países receberam autorização à parte. Agora, os EUA estão tentando construir uma ponte de comunicação com o Irã" – disse Amir Moussavi, ex-diplomata iraniano, falado ao canal de notícias (em árabe) al-Mayadeen.

"Pelas informações que tenho, Washington enviou mensagem (por intermediários), solicitando que Rouhani o receba para conversações diretas. O próprio Sr. Trump disse que está disposto a viajar a Teerã" – Moussavi completou.

Moussavi disse que um dos pedidos de Trump, que quer ser recebido em Teerã, chegou ao Irã trazido por mediadores de Omã.

"Dois estados europeus, dois países árabes e um estado do Sudeste Asiático servem como mediadores" – disse ele. E acrescentou que os pedidos partiram de Trump e de seu genro Jared Kushner.

Moussavi explicou que o Irã impõe uma condição absoluta para iniciar quaisquer conversações, e que não tem interesse em reuniões feitas só para que jornalistas fotografem.

"O Irã já declarou que não haverá qualquer tipo de negociação com os EUA, enquanto Trump não reintegrar o país ao acordo nuclear de 2015. Os mediadores sempre voltam a Washington com essa resposta".*******

Nenhum comentário: