domingo, 10 de março de 2019

Ave Zé de Abreu, os que vão lutar contigo lhe saúdam, por Leandro Fortes

10.03.2019, Leandro Fortes - Facebook




No romance “Complô contra a América”, Philip Roth mistura personagens reais com outras, fictícias, para emoldurar uma obra literária chocante e absurdamente atual: o destino distópico dos Estados Unidos nas mãos de um presidente fascista eleito democraticamente, nos anos 1940.

Muito já se discutiu sobre a semelhança dessa obra do grande escritor americano, falecido em 2018, com a ascensão de Donald Trump, nos EUA. Mas foi a chegada de Jair Bolsonaro ao poder, no Brasil, que fez de “Complô” uma obra de clarividência.


Há uma clara semelhança ideológica do presidente eleito, no livro, o aviador Charles Lindbergh, com o Bozo. Lindbergh havia se tornado herói nacional por ter sido o primeiro homem a cruzar o oceano Atlântico em um monomotor, não obstante suas posições antissemitas e de ser simpatizante da Alemanha Nazista, antes de os EUA entrarem na Segunda Guerra Mundial, em 1941.

Com a fictícia vitória de Lindbergh sobre Frank Delano Roosevelt, os EUA iriam se declarar neutros, em favor de Hitler, e, internamente, incentivar a violência, perseguição e morte de judeus, imigrantes, negros e, claro, esquerdistas.

Agora, chego ao ponto e ao objetivo desse artigo. Há outra personagem real inserida na obra, justamente a que faz o ponto de inflexão na história: Walter Winchell, jornalista de esquerda que, no livro de Roth, coloca um caixote no chão e inicia uma cruzada pessoal, a partir de discursos solitários, em praças e ruas de Nova York, criando a narrativa que daria ao povo americano as armas morais para, enfim, se sublevar.

Walter Winchell tem, na obra de Philip Roth, o mesmo papel que o ator José de Abreu, agora, tem na tragédia brasileira encenada por um presidente igualmente fascista e cercado de dementes, como Lindbergh, em “Complô contra a América”.

As críticas que tenho lido à autoproclamação de Zé de Abreu, noves fora os retardados do bolsonarismo, estão eivadas de profundo rancor pessoal e inveja, justamente porque ele, sozinho, dentro de uma piada, conseguiu trazer mais esperança e energia de luta do que tudo que as esquerdas tentaram, até agora – aí incluída a campanha tristonha de Fernando Haddad, nas eleições de 2018.

Ao autoproclamar-se presidente da República, de forma extremamente generosa, Zé de Abreu fez o caminho contrário de Lindbergh, voou do Velho Mundo para a América para nos dizer: não desistam, estamos todos juntos. Veio sob o risco de ficar isolado profissionalmente, de sofrer violências físicas e verbais, de se submeter aos assassinatos de reputação diários perpetrados pelos nazistas que também Winchell teve que enfrentar.

Zé de Abreu, esse grande artista do Brasil, fez mais pela nossa luta contra o fascismo, até agora, que 100% das pessoas que, anestesiadas nas redes sociais, sentiram-se ofendidas pela coragem, graça e bom humor desse grande brasileiro.

Ave, Zé, os que vão lutar contigo lhe saúdam.

6 comentários:

Unknown disse...

Nada contra o ator e/ou sua brincadeira. Mas dai a dura "esquerda" (políticos) abraçar a causa, enaltecer essa brincadeira e dizer que "está sendo a causa mais importante do momento..." ??
Por favor, esses políticos não tem que enaltecer os problemas da população ? Venda dos ativos do país, previdência que pode acabar com os mais descaídos, securitização, embraer

Duke Petersen disse...

Nice post. It’s always interesting to read articles here. you really great

Annalise Salinas disse...

Look forward to seeking more of this fantastic post. Thanks for this!

Keanu Osborne disse...

You are among the top writers of this generation. Great article. keep it up!

Bexley Randall disse...

Can’t wait to see your post soon. Good Luck for the upcoming update.

Hector Richard disse...

This is very interesting article and effective dude. Thankyou for sharing